Foto: Wikipedia

 

Conheça um pouco da história da França no período de ocupação nazista da Segunda Guerra Mundial.

A memória desses quatro anos sombrios de repressão, deportações e saques, bem como as cicatrizes da batalha pela libertação da capital, podem ser observadas em vários locais, famosos e menos conhecidos, ao redor da cidade. Conheça mais sobre a história!

Início Segunda Guerra

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O primeiro dia de setembro de 1939 é geralmente considerado o início da guerra, com a invasão alemã da Polônia, o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha nazista dois dias depois.

 

Guerra de Mentira

O termo Guerra de Mentira, Guerra de Araque ou Guerra Falsa é utilizado para designar o período inicial da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1 de setembro de 1939 e 10 de maio de 1940.

Por outras palavras, é o período compreendido entre a declaração do estado de guerra da França e Reino Unido à Alemanha Nazista e a invasão por esta última da França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, durante o qual não houve verdadeiros combates armados.

Foto: SGM

Estratégia Alemã

A conquista da França era estratégica para a Alemanha Nazista, principalmente pelo fato de que a França representava a maior ameaça para a Alemanha na Europa Continental e derrotá-la permitiria a Hitler isolar o Reino Unido na guerra.

Além disso, a derrota da França e, posteriormente, do Reino Unido permitiria a Hitler focar no seu grande objetivo: a conquista da União Soviética e destruição do bolchevismo.

Para invadir a França, as forças alemãs estavam divididas em três Grupos de Exércitos:

– Grupo de Exércitos A, que tinha 37 divisões, sendo sete delas blindadas e três de infantaria motorizada, o que a tornava a principal força de ataque alemã, responsável por avançar nas Ardenas, romper a linha francesa no rio Meuse e então atacar ao norte

– Grupo de Exércitos B, que tinha como objetivo invadir a Bélgica e atrair as forças britânicas e francesas para o combate.

– Grupo de Exércitos C, com o objetivo de atacar a linha Maginot.

Estratégia Francesa

A estratégia francesa estava baseada na Linha Maginot, um conjunto de trincheiras construído após a Primeira Guerra Mundial.

A Linha Maginot cobria toda a fronteira entre Alemanha e França, começando ao Sul, perto da Suíça, e terminando na fronteira com Luxemburgo, nas Ardenas.

Foto:  Jack Downey

Ocupação Nazista na França

A ocupação da França pelos nazistas iniciou-se em 10 de maio de 1940, com ataques relâmpagos (Blitzkrieg).

O posicionamento francês na Linha Maginot mostrou-se inútil, já que os nazistas atacaram a França pela Bélgica, que havia sido conquistada recentemente.

Em três semanas, as tropas aliadas foram evacuadas para o Canal da Mancha, abandonando a parte continental da Europa e em menos de um mês, norte e oeste do país estavam ocupados.

Enquanto as forças nazistas avançavam, milhões de refugiados abandonaram suas casas a fim de deixar a França antes que as forças nazistas ocuparam suas cidades.

Cerca de 10 milhões de pessoas viajaram em direção ao sul do país de carro, trem, bicicletas e até mesmo a pé. Em pouco tempo, as estradas estavam lotadas, impossibilitando a passagem de tropas francesas que avançavam em direção ao norte.

Paris foi abandonada e declarada “Cidade Aberta”, facilitando a marcha dos nazistas sobre a mesma.

Paris caiu para a Alemanha nazista em 14 de junho de 1940, um mês depois que a Wehrmacht alemã invadiu a França.

Foto: Pinterest

Governo de Vichy

O governo de Vichy, estabelecido na cidade de mesmo nome, foi a forma que os alemães usaram para administrar parte da França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1940 a 1944.

O estabelecimento deste governo ocorreu depois das tropas alemãs derrotarem as forças franco-britânicas nos confrontos por domínio de territórios em Junho de 1940.

O que provocou a baixa do primeiro ministro Paul Reynaud, em 16 de Junho, seu sucessor, o marechal Henri Philippe Pétain assume o comando, negociando imediatamente com a Alemanha um armistício que pusesse fim à guerra.

O acordo decidiu que os alemães ocupariam 55% do território francês e que este passaria a ser zona ocupada, mas seguiria existindo um Estado Francês que manteria a administração das colónias, na cidade de Vichy, ao sul.

Além disso, os franceses se comprometeram a entregar todos os judeus à Alemanha e a desmobilizar suas Forças Armadas.

Em 10 de julho de 1940 a Terceira República francesa é extinta por votação na Assembleia Nacional Francesa.

Em seguida Philippe Pétain acaba com a constituição francesa de 1875, e converge todos os poderes para si ao promulgar três decretos.

No mandato de Pétain, ele enalteceu-se os valores tradicionais, como a religião, o patriotismo, a família e a aceitação do trabalho como uma obrigação.

A rendição da França foi um grande golpe para parte da população, que sentia seu orgulho nacional ferido e repudiava o Governo de Vichy.

Após a libertação da França pelos aliados, e em de 9 de agosto de 1944, o país volta a ser uma república, anulando a ata de 10 de julho de 1940.

Pétain foi acusado de alta traição e crime de indignação nacional, foi condenado à pena de morte, porém Charles de Gaulle, grande líder da resistência concede a ele prisão perpétua.

Foto: Wikipedia

Hitler em Paris

Quando chegaram à capital em 14 de junho, os vencedores não perderam tempo em reivindicar a avenida mundialmente famosa da cidade.

Um desfile militar e bandas marciais desceram em Les Champs-Elysées, pendurando uma bandeira com a suástica no Arco do Triunfo. Duas semanas depois, Hitler dirigiu orgulhosamente pela avenida em sua grande excursão por Paris, sua única visita durante a guerra lá.

Dia D

Em 6 de junho de 1944, as tropas Aliadas desembarcaram na Normandia, costa norte da França, este evento foi chamando de “Dia D” e marca o início do processo que levou à derrota nazista. Conheça mais sobre o dia D e as praias do desembarque clicando aqui.

Quando os aliados invadiram a Normandia no Dia D, as tropas aliadas chegavam perto de Paris, Hitler deu a ordem para deixar Paris arrasada por explosões de dinamite nas pontes e grandes edifícios e bombas incendiárias nos bairros centrais.

O General alemão Dietrich von Choltitz, amante das artes e consciente do que Paris representa para o mundo, interrompeu as comunicações com o alto comando alemão e negou-se a deixar tudo em ruínas.

Filme: Diplomacia

Esse ato é mostrado no filme Diplomacia, de Volker Schlondorff, mas diferente do filme, o encontro entre o general e o diplomata reproduzido no filme não aconteceu na realidade.

No entanto, eles se reuniram diversas vezes alguns dias antes de 24 de agosto para negociar uma troca de prisioneiros e uma trégua.

Quer conhecer a França da Segunda Guerra Mundial? Vamos eu te levo!

Em cada canto de Paris há uma história para se contar. A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você̂ conheça lugares que marcaram o período da Segunda Guerra Mundial.

Te levaremos nos monumentos e te contaremos além da história das suas construções a história de como Hitler tinha intenção de destruir a bela Paris.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!