Sem dúvidas a França é um dos países mais famosos e renomados do mundo do vinho!

Por isso trouxe para você um guia sobre os principais tipos de vinhos e champanhes franceses e as melhores regiões e marcas. Confira!

Tipos de Uva

Cada tipo de uva produz um tipo de vinho diferente, isso se deve por conta do tanino, uma substância que funciona como mecanismo de defesa das uvas.

O quanto de tarino que há em uma uva, determina então seu sabor para o vinho tinto. Aqui estão os 7 tipos:

  • Cabernet Sauvignon: O vinho deste tipo de uva é bem encorpado, de aroma intenso e tanino bastante elevado, por conta da casca mais grossa da fruta.
  • Merlot: Comparado ao Cabernet Sauvignon, o Merlot é menos ácido e possui menos taninos.
  • Malbec: O Malbec é levemente adocicado e de cor púrpura ou roxa.
  • Pinot Noir: O vinho desta uva é um pouco mais claro e também mais suave. Os taninos também são mais delicados.
  • Syrah: O vinho produzido a partir da uva Syrah tem cor vermelho intenso e apresenta um pouco de acidez quando provado.
  • Tempranillo: A uva Tempranillo possui taninos marcantes, mas produz vinhos pouco ácidos e pouco adocicados.
  • Carménère: Os taninos dessa uva são mais suaves e seu vinho mais leve, apesar da acidez ser um pouco acentuada.

 

Surgimento do Vinho Francês

Não há uma data específica sobre o surgimento do vinho, todavia, na França é considerado que o primeiro contato com o vinho em território francês se deu com a vinda dos gregos para Marselha em 600 a.C. que passaram a comercializar o vinho com os nativos.

Desde o Império Romano até a Idade Média, o costume de fabricar e beber vinho permaneceu sendo parte da vida do povo francês.

Atualmente o ato de beber vinho na França é uma prática cotidiana, enraizado no povo francês e as novas maneiras de tratar o vinho em todo o processo de sua produção garantem o lugar de destaque à França no mercado mundial.

Como ler o rótulo do Vinho Francês

O rótulo do Vinho para alguns iniciantes pode parar um pouco confuso, mas a partir do momento que começa a entender as legendas, a lida do rótulo torna-se fácil.

Por exemplo: “Mis en bouteille” diz respeito aonde ele foi engarrafado e ele pode ser de 3 tipos château (castelo), domaine (no domínio do dono) e propriété (na propriedade)

“Grand Vin de” diz respeito a região que o vinho foi produzido. Algumas das principais regiões são: Alsace, Beaujolais, Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Charentes, Corse, Jura, Languedoc, Provence, Roussillon, Savoie, Sud-Ouest, Val de Loire e Vallée du Rhône.

O vinho da região Bordeaux pode ser de dois tipos o “Bordeaux” que são vinhos mais jovens, frutados e de consumo mais imediato e o “Bordeaux Supérieur” que são vinhos que ficam no mínimo 9 meses em barricas de carvalho para amadurecimento.

 

Principais Regiões

Os vinhos franceses são um dos tipos de vinhos com maior diversidade, já que cada região que produz possui características muito peculiares que influenciam cada rótulo.

Essa diversidade de vinhos é chamada de Terroir, um termo que resume a combinação peculiar de clima, solo e técnicas de cultivo e produção específicos de uma determinada localidade que dão ao vinho características singulares.

Desse modo, os vinhos franceses geralmente recebem o nome do local de origem e não do tipo de uva.

  • Bordeaux 

Localizada na costa Atlântica da França, Bordeaux é a maior e mais importante região produtora do país, com 57 sub-regiões AOCs produtoras de vinhos de altíssima qualidade.

A maioria deles são tintos, mas sub-regiões como Sauternes e Barsac produzem alguns dos melhores vinhos brancos de sobremesa do mundo.

Os vinhos de Bordeaux são quase sempre uma mistura de diferentes uvas como o Cabernet Sauvignon e Merlot e, às vezes, com um pouquinho de outra cepa, como a Cabernet Franc, a Petit Verdot ou outra, de acordo com a sub-região.

A região de Bordeaux é frequentemente dividida em Margem Esquerda e Margem Direita.

As misturas para vinhos da Margem Esquerda são geralmente dominadas por Cabernet Sauvignon enquanto as misturas da Margem Direita são mais focadas em Merlot.

Atualmente, os mais famosos são, sem dúvida, os vinhos do Château Margaux, do Château Petrus e de Pomerol.

  • Languedoc

Essa região está localizada ao sul da França, na costa do Mar Meditterâneo.

Languedoc-Roussillon é uma das regiões vinícolas mais importantes da França, responsável por ¼ de todo o vinho produzido no país.

Boa parte da produção é dedicada aos famosos e saborosos “Vin de Pays d’Oc”, contando ainda com importantes AOC (Apelação de Origem Controlada) como Minervois, Fitou, Corbières e Coteaux du Langedoc. As A.O.C.’s dessa região representam, juntas, a A.O.C. Languedoc, o maior vinhedo do mundo.

As principais uvas para a produção de tintos e rosés são Grenache Noir, Syrah e Mourvèdre (mínimo de 50%), ao lado de Cinsault e Carignan Noir.

Já para vinhos brancos, são Grenache Blanc, Clairette Blanc, Bourboulenc Piquepoul Blanc, Roussanne, Marsanne, Rolle e Tourbat (pelo menos 70% para todas estas variedades) juntamente com o Carignan Blanc, Terret Blanc, Ugni Polar, Maccabeu e no máximo de 10% de Viognier.

A vinificação utilizada para vinhos tintos é majoritariamente método tradicional, porém, alguns rótulos são elaborados a partir da maceração carbônica.

Dentre os vinhos renomados desta região estão o Flying Solo Grenache Blanc Viognier 2011, Château Vieux Moulin Vox Dei 2012 e Château Vieux Moulin Les Ailes 2012.

 

  • Borgonha 

O Vinho Borgonha é o produzido na região de Bourgogne, na França. A Borgonha é a segunda região vinífera mais importante da França e produz excelentes vinhos brancos e tintos.

Os vinhos brancos finos e exuberantes ganham destaque, embora a leveza e complexidade dos tintos também façam sucesso no mundo.

Os brancos mais famosos são feitos com Chardonnay, e os tintos, com Pinot Noir, especialmente o Romaneé-Conti, um dos mais caros do mundo. Dentre as sub-regiões, três apresentam maior destaque: Chablis, Côte d’Or e Beaujolais.

O Pinot Noir é a principal uva tinta da Borgonha; definitivamente, a mais especial. A Pinot Noir é delicada, difícil de ser cultivada e sofre muito com as mudanças climáticas.

O Chardonnay é formado pela uva branca que se adapta muito bem. Com ela são produzidos alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, complexos, untuosos e que podem envelhecer por vários anos.

Dentre os vinhos renomados estão Romaneé-Conti, Clos du Ro e Château Fuissé.

 

  • Loire

Conhecida pelos famosos e grandiosos castelos, o Vale do Loire também se destaca na produção de vinhos.

Os vinhedos centrais são conhecidos principalmente por seu Sauvignon Blanc, vinhos frescos, de boa acidez e aroma pronunciado.

A denominação de Sancerre é a mais conhecida e frequentemente a mais cara. E são vinhos tintos e rosés produzidos a partir da uva Pinot Noir e Sauvignon para o Sancerre branco.

Como a região é muito grande, as condições climáticas e de solo variam bastante e, consequentemente, o tipo e sabor de vinho também variam.

 

  • Champagne

Localizada a nordeste da França, é famosa pelo sofisticado e elegante vinho borbulhante: o Champanhe.

De acordo com a legislação local, o Champagne somente pode ser feito com três tipos de uva: as tintas pinot noir e a pinot meunier, e a branca, chardonnay.

O método de produção também segue a rígida legislação e somente pode ser o champenoise.

O método champenoise , também conhecido como método tradicional, é feito com  as uvas um pouco maduras que são primeiro fermentadas para fazer um vinho normal com muito baixo teor de álcool.

Este vinho é engarrafado e, em seguida, é submetido a uma segunda fermentação na mesma garrafa que chega em casa da loja.

Um pouco de fermento e açúcar é adicionado a cada garrafa de vinho para iniciar uma segunda fermentação, depois a garrafa geralmente é fechada com uma tampa de coroa (como uma tampa de cerveja).

O fermento converte o açúcar adicionado em álcool e, como a garrafa é fechada, o dióxido de carbono produzido naturalmente é capturado e permanece no vinho como bolhas.

Ao longo de várias semanas, as garrafas são lentamente, gradualmente viradas e abaixadas, até virar de cabeça para baixo. O objetivo é colocar todo o fermento morto no gargalo da garrafa para que possa ser removido.

Dentre os champanhes mais famosos estão Champagne Bollinger, Champagne Salon e Champagne Krug.

 

  • Provence

O clima quente e seco desta região, localizada ao sul da França, reflete a alegria e o cativo dos vinhos franceses de Provence.

O vinho mais conhecido dessa região é o Rosé, geralmente uma mistura de Grenache, Syrah, Cinsault e Mourvèdre que combina perfeitamente com o sol e os guarda-sóis.

O vinho rosé dessa região são refrescantes e frutados, com cor rosa salmão / pêssego e “personalidade” especial.

Mas há mais em Provence do que apenas esses vinhos rosados ​​adoráveis ​​e secos: se você estiver procurando por tintos, procure Bandol que produz principalmente vinhos tintos a partir de uma mistura dominada por Mourvèdre.

Os produtores de Bandol também tendem a fazer vinhos rosés excepcionais a partir de videiras mais jovens que não estão prontas para serem usadas no vinho tinto.

Vinhos Franceses famosos:

Dentre os vinhos mais populares segundo o aplicativo Vivino (a maior comunidade de amantes de vinho) estão:

  • Moët & Chandon Champagne Impérial Brut: nota 4.0
  • Veuve Clicquot Champagne Brut: nota 4.2
  • Château Lynch-Bages Pauillac Grand Vin Grand Cru Classé: nota 4.3
  • Château Cos d’Estournel Saint-Èstephe: nota 4.3
  • Château Pichon-Longueville Baron Pauillac: nota 4.3
  • Château Palmer Margaux: nota 4.4
  • Dom Pérignon Champagne Brut: nota 4.5
  • Château Lafite Rothschild Pauillac: nota 4.6
  • Château Latour Grand Vin Pauillac Premier Grand Cru Classé: nota 4.6
  • Pétrus Pomerol: nota 4.6
  • Château d’Yquem Sauternes: nota 4.6

Festas, Feiras e Museu do Vinho:

No mês de novembro acontece em Paris a Fête des Vendanges de Montmartre, que comemora desde 1934 a chegada do vinho do Clos Montmartre.

A festa dura 5 dias e possui várias atividades que compõem a festa. Tem desde ateliês de vários tipos, degustações, exposições de arte, projeções de filmes, visitas guiadas. A festa possui uma programação intensa e vale muito a pena ser visitada.

Em Paris ainda há diversas feiras de vinho como a: Salon des Grands vignobles, Salon des Vins Sains, Salon des Professionnels du vin, Salon ViniBi e Vignerons en Seine.

Em Bordeaux ainda há o museu do vinho, conhecido como La Cité du Vin, uma exposição voltada para os amantes de vinho com mais de 20 áreas temáticas.

Onde comprar vinhos em Paris:

  • Lavinia: A loja possui mais de  4.000 rótulos na seleção de vinhos franceses, com preços que vão de menos de €10 euros até €20,000 euros.
  • Legrand Filles et Fils: Outra cave onde você pode encontrar uma vasta seleção de vinhos franceses da Borgonha, Vale do Loire, entre outras.
  • La Cave du Sénat: Esta loja possui uma grande variedade cuidadosamente selecionada de produtores locais de Bordeaux, Borgonha, Côte du Rhone, Longuedoc-Roussillon e muitos outros.
  • Les Caves de Nysa: a Les Caves Nysa possui 41 boutiques em Paris e região, seu principal objetivo é oferecer vinhos de boa qualidade para todos os orçamentos.

Onde degustar vinhos em Paris:        

  • Galeries Lafayette: A degustação das Galeries Lafayette acontece na Duclot La Cave, no primeiro andar da Lafayette Gourmet. São 2.500 referências de vinhos originários de todas as regiões da França.

 

 

 

Conheça os Vinhos Franceses!

Quer comprar os melhores vinhos que a cidade tem a oferecer? Vamos eu te levo!

A Simplesmente Paris possui tours de degustação pelas principais regiões que produzem vinho. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!