Foto: Carta Maior

François Mitterrand foi um dos principais presidentes franceses e detém atualmente o recorde de longevidade, ficando 14 anos na presidência da República Francesa, conhecido também como o primeiro Presidente socialista francês.

Conheça um pouco da vida e da importância deste presidente neste artigo. Vamos lá!

Foto: Wikimedia

Início da Vida

François Maurice Adrien Marie Mitterrand nasceu em 26 de outubro de 1916, na cidade Charente de Jarnac, filho de Joseph Mitterrand e Yvonne Lorrain, ele foi criado desde sempre dentro de uma família burguesa católica e conservadora.

Seu pai, Joseph, foi funcionário de uma companhia ferroviária, e, posteriormente, gerente da fábrica de vinagre familiar, chegando a ser presidente da federação de sindicatos de fabricantes de vinagre.

Entre 1925 e 1934 fez os estudos secundários no colégio Saint-Paul de Angulême. Aí Mitterrand integrou-se na Juventude Estudantil Cristã, ramo estudantil da Ação Católica.

Posteriormente ele estudou na Escola Livre de Ciências Políticas e em seguida estudou direito, mas não terminou a graduação em um período normal graças a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Neste período, Mitterrand tornou-se membro por cerca de um ano da Volontaires nationaux (Voluntários Nacionais), uma organização relacionada com a liga de extrema direita.

 

Foto: Wikimedia

Segunda Guerra Mundial

Em setembro de 1937, ele é incorporado por seu serviço militar no 23º regimento de infantaria colonial.

Um ano depois, em 1938, ele se tornou o melhor amigo de Georges Dayan, um socialista judeu, a quem salvou das agressões antissemitas do movimento nacional-monarquista Action française. Sua amizade com Dayan fez com que Mitterrand começasse a questionar algumas de suas ideias nacionalistas.

Em 1939, durante o engajamento da França na Segunda Guerra Mundial ele foi enviado para a linha Maginot com o posto de sargento-chefe.

Em junho de 1940 foi ferido e capturado pelos alemães. Depois de escapar de um campo de prisioneiros no final de 1941, ele trabalhou com o governo colaboracionista de Vichy.

O governo de Vichy, estabelecido na cidade de mesmo nome, foi a forma que os alemães usaram para administrar parte da França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1940 a 1944. Entenda mais sobre esse governo clicando aqui.

Foi ao longo do ano de 1942, que se articulou gradativamente com as atividades de resistência, em um ambiente complexo onde a fidelidade ao governo de Vichy não significava necessariamente apoio aos alemães.

Em 1943, François Mitterrand teve contato com um poderoso grupo de resistência chamado Organization de résistance de l’armée (ORA), organizado por ex-militares franceses.

Perseguido pelas autoridades e pelos ocupantes, François foi forçado a se refugiar em Londres e depois em Argel, onde teve seu primeiro encontro com o General Charles de Gaulle. Conheça a história de Gaulle aqui.

Os dois homens entraram em confronto, de Gaulle se recusou a comprometer a Resistência incluindo um movimento que reunia informações de prisioneiros de guerra.

Retornando à França, François desempenha um papel ativo durante a Libertação de Paris. Foi neste período que François conheceu sua esposa, Danielle Gouze, uma lutadora da resistência de Verdun, de origem socialista.

Profundamente marcado pelas suas experiências em guerra, ele começa a deslizar lentamente para a esquerda.

Foto: Wikimedia

Jornada Política

Em janeiro de 1947 assume o ministério dos antigos combatentes, tornando-se o ministro mais jovem da história da França, aos 30 anos.

Suas atividades políticas foram marcadas pela oposição à Charles de Gaulle, contra quem concorreu nas eleições presidenciais de 1965, chegando a conseguir um segundo turno, mas saiu derrotado por 55,20% dos votos contra os 44,80%.

Após sua eleição como primeiro secretário do Partido Socialista em 1971, Mitterrand iniciou uma grande reorganização partidária, o que aumentou muito seu apelo eleitoral.

Em 1974 enfrentou Valéry Giscard d’Estaing nas eleições, perdendo o pleito por 49,19% à 50,81%.

Após tentar a presidência nas duas ocasiões, foi eleito em 1981, durante a Quinta República, sendo o primeiro presidente socialista eleito em seu país. Houve intensa comemoração nas ruas de Paris, na mesma noite do anúncio de sua vitória, em 10 de maio. No ano de 1988 ele foi reeleito a presidente.

Foto: Wikimedia

Presidência

Em seus dois mandatos, Mitterrand conseguiu abolir a pena de morte, nacionalizar cinco grupos industriais e 39 bancos, estabelecer a aposentadoria aos 60 anos, descriminalizar a homossexualidade.

Em seu governo os salários tiveram poucos aumentos, mas a população usufruiu de maiores benefícios sociais.

Prosseguindo uma política de pragmatismo econômico, foi acusado, no fim do seu primeiro mandato na Presidência, de ter abandonado as doutrinas do socialismo e de se ter convertido ao liberalismo. Entretanto, ordenava a construção de obras públicas monumentais.

Em seu primeiro mandato  François Mitterrand, pretendia completar a perspetiva do principal eixo histórico de Paris, o bairro La Défense, com um edifício de forte significado simbólico.

Nasceu então o projeto Grande Arche, um edifício de escritórios localizado na zona empresarial de La Défense, inaugurado em 1989 para comemorar o bicentenário da Revolução Francesa.

Além disso ele inaugurou o Musée d’Orsay, o Instituto do mundo árabe, a pirâmide do Louvre e a pedra fundamental da Biblioteca Nacional de France.

No plano das relações externas, cultivou um bom relacionamento com os Estados Unidos, ao mesmo tempo que, aliando-se à Alemanha liderada por Helmut Kohl, fazia da França um dos países com maior responsabilidade política no processo de criação da União Europeia.

Doutrina Mitterrand

Doutrina Mitterrand é o nome pela qual ficou conhecida a prática política do governo do presidente socialista francês, François Mitterrand, na qual os ex-guerrilheiros que renunciassem ao terrorismo, poderiam viver na França, em troca não seriam extraditados.

Foi uma prática nunca escrita, mas que na prática fez com que muitos italianos ligados a grupos terroristas se refugiassem no país, mas excluiu desta proteção o terrorismo sanguinário.

Em 2005, o Conselho de Estado da França confirmou a extradição e marcou o fim da Doutrina Mitterrand.

Foto: Wikimedia

Fim da Vida

Mitterrand foi casado com Danielle Gouze de 1944 até seu falecimento, tendo 4 filhos neste casamento. Mas teve sua vida particular exposta quando o fotógrafo Sébastien Valiela tornou público o relacionamento extraconjugal dele com Anne Pingeot.

François Mitterrand morreu em Paris em 8 de janeiro de 1996 aos 79 anos de câncer de próstata, uma condição que ele e seus médicos esconderam durante a maior parte de sua presidência.

Uma missa de réquiem foi realizada na Catedral de Notre-Dame de Paris, celebrada pelo Cardeal Lustiger na de representantes de 170 países e 61 chefes de estado.

Quer conhecer a França de François Mitterrand? Vamos eu te levo!

Em cada canto de Paris há uma história para se contar. A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você̂ conheça lugares que marcaram o período de governo de François Mitterrand como a construção da Pirâmide do Louvre e o Museu D’Orsay.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!