Nesta segunda-feira (15/04) a Catedral de Notre Dame de Paris, um dos principais símbolos da França sofreu de um grande incêndio que levou quase nove horas para ser controlado e ainda está sendo avaliado todos os danos que ela infelizmente sofreu.
Ainda não se sabe ao certo quando ela será restaurada e se ela retornará ao que era antes, por isso a Paris Tour trouxe como homenagem um pouco da história da Catedral como também um tour pelo seu interior e suas relíquias.
Proposta pelo rei Luís XVII e pelo bispo Maurice de Sully, a igreja teve o início de suas construções no ano de 1163, mas só foi finalizada em 1345, seu nome em português significa “Nossa Senhora” já que o templo foi construído como uma obra de devoção à Virgem Maria.
A igreja está situada na Île de la Cité uma pequena ilha no Centro de Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena, conhecida por ser o coração da cidade. Além disso, em frente à imponente catedral fica, discreto no chão, o marco zero de todas as estradas da França, ou seja, é a partir daquele ponto que todas as distâncias no território francês são medidas.
A Catedral é um símbolo cultural, religioso e arquitetônico e também é um dos monumentos mais importantes do mundo, além de ser o mais visitado de Paris, chegando a receber 30 mil pessoas em média por dia, enquanto a Torre Eiffel outro monumento francês recebe 19 mil.
Notre Dame é bastante conhecida por sua arquitetura gótica. O exterior da igreja é marcado pela fachada principal que possui 63 metros de altura. Na entrada há três portais, sendo o central o portal do Julgamento, dedicado à passagem bíblica do juízo final.
Em cima dos portais fica a Galeria dos Reis, composta por 28 esculturas de 3,5 metros de altura cada que representam as gerações de reis de Israel descendentes de Jesus Cristo. Durante a revolução francesa elas foram danificadas pelos revoltosos que pensavam tratar-se dos reis de França e as atuais estátuas foram redesenhadas por Viollet-le-Duc.
No meio da fachada fica a estátua da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços e ao fundo, a menor das três rosáceas com 9 metro, está como uma coroa de luz para a Virgem
No nível superior estão as duas torres de 69 metros, em cima estão as famosas gárgulas, esculturas de animais monstruosos e o campanário onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo. As torres podiam ser visitadas após subir cerca de 400 degraus, e lá do alto era possível ver e admirar Paris.
No alto também era possível conhecer os imensos sinos da catedral, os sinos originais como muitos objetos e monumentos foram destruídos na revolução francesa, atualmente o único original é Emmanuel, nomeado por Luís XIV. Emmanuel é o maior e também mais famoso dos 10 sinos de Notre Dame está na torre sul, pesa mais de 23 toneladas e é considerado um dos exemplares mais relevantes da Europa pelos especialistas. As duas grandes torres, a fachada, os vitrais e os sinos foram preservados do incêndio.
A torre mais alta, denominada de flecha era feita de 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo. Na sua base, estavam conjuntos de estátuas de bronze, representando os 12 apóstolos e os quatro evangelistas. Infelizmente a flecha desmoronou durante o incêndio, mas as estátuas foram salvas por sorte, já que elas tinham sido retiradas dias antes para reparos, além disso, dois terços do telhado ruíram como também grande parte das estruturas de madeira.
No interior da igreja, o estilo gótico permite a ligação da terra ao céu, uma vez que, é uma característica do estilo gótico o pensamento “quanto mais alto o templo, mais perto de Deus o homem está”.
O edifício tem 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura é rematada em cima por abóbadas, e está dividida em cinco naves, por colunas cilíndricas de 5 metros de diâmetro. A catedral é bastante iluminada graças aos seus vitrais e em suas duas laterais estão as outras duas e maiores rosáceas que contam histórias das passagens bíblicas.
Mesmo com o incêndio a maioria das relíquias dentro da Catedral ficaram intactas, como o altar, a cruz do presbitério e a Pietá, obra do século XVIII do famoso escultor francês Nicolas Coustou. Porém o órgão, um dos tesouros da música europeia não foi destruído, mas está muito danificado.
Na sacristia era possível ver os tesouros da catedral, 3 deles são relíquias que os fiéis acreditam ser da Paixão de Jesus Cristo, as relíquias vieram de Constantinopla e foram compradas pelo rei Luís IX em 1239, sendo elas: um prego da crucificação, um fragmento da cruz e a coroa de espinhos. Outra relíquia que se encontrava na igreja, é a túnica que em 1238 teria sido usada por Luís IX, o único rei-santo da França. Tanto a coroa de espinhos como a túnica de Luís IX foram salvas das chamas pelos bombeiros.
Notre Dame não só foi marco de um período arquitetônico e religioso, como também, fez parte da história francesa, já que muitas coisas importantes aconteceram na igreja. Em 1804, Napoleão I foi auto coroado em uma cerimônia na catedral, a coroação de Napoleão foi posteriormente retratada em uma grande pintura retratada por Jacques-Louis David.
Em 1831 foi publicado o romance histórico O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, o livro conta a história do corcunda Quasímodo, que morava nos altos da Catedral, no romance Victor Hugo descreve o péssimo estado de conservação da construção gótica na época. A pressão criada pela popularização da obra literária ajudou a fazer com que a catedral fosse restaurada entre 1844 e 1864.
A igreja também foi palco da beatificação de Joana D’arc, uma heroína francesa conhecida pelos seus feitos na Guerra dos 100 anos, a cerimônia aconteceu no ano de 1909 e foi presidida pelo papa Pio X.
É um grande pesar o que ocorreu com o patrimônio francês e ainda não existem estimativas concretas do prazo de reconstrução, de um lado o governo francês definiu uma meta de 5 anos e de outro, especialistas apontam o prazo de reconstrução em décadas. No entanto milhares de pessoas do mundo todo estão se mobilizando para ajudar na reconstrução deste importante monumento.
Poderemos ainda fazer o nosso tour passando pelo entorno da catedral, ver sua arquitetura e ter imagem na lembrança, porém além da Notre Dame, Paris tem tantos outros monumentos tão representativos e importantes quanto a nossa querida Catedral, todos esses outros monumentos merecem uma visita! Quer conhecer outros monumentos de Paris? Vamos eu te levo!.
A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367
[…] Infelizmente no mês de abril tivemos a triste notícia do incêndio por isso a Catedral ainda está em reconstrução, mas só de estar em frente desse importante monumento é o suficiente para entender um pouco da sua grandeza. Conheça um pouco mais sobre a história de Notre-Dame e seu incêndio. […]
[…] Já as três grandes rosetas são consideradas uma das maiores obras-primas do Cristianismo. Conheça mais sobre a arquitetura deste monumento clicando aqui. […]
[…] o dia visitando os arredores da Catedral de Notre-Dame. Infelizmente continua fechada devido às obras de restauração provocada pelo incêndio de 2019. […]