Normandia é uma região com muitas vilas bucólicas, palácios, castelos medievais, arquitetura de tirar o fôlego e vistas lindas com praias maravilhosas e como em toda a Europa, a região possui muitas histórias marcantes.
Dentre os momentos históricos está o Desembarque na Normandia que este ano comemora os 75 anos do Dia D, que foi tema de vários filmes de Hollywood.
O Dia D ou o Dia do Desembarque, foi o dia que se iniciou a operação Overlord, que viria a pôr fim à Segunda Guerra Mundial na Europa e o fim da ditadura de Hitler.
Na manhã de 6 de Junho de 1944, mais de 150 mil soldados das obras aliadas (especialmente americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram em cinco praias do Cotentin e do Calvados.
Esta operação, preparada há meses, permitiu a retomada dos combates em uma França sujeita à ocupação pelo exército alemão.
Alguns dos filmes que retratam esse período histórico são: O Mais Longo dos Dias, O Resgate do Soldado Ryan e o Dia D.
O Brasil também fez parte do Dia D, com a participação dos soldados brasileiros chamados pracinhas, um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
A Força Expedicionária Brasileira lutou ao lado dos americanos e outras forças aliadas e foram importantes na conquista do norte da Itália.
Segundo o site Rfi, o Brasil foi o único país da América do Sul a participar de forma direta no conflito, com 25 mil homens – 452 morreram em combate.
Os pracinhas permaneceram na Itália cerca de onze meses, mas o que ficou mesmo foi a empatia entre as forças brasileiras e os povoados por onde estas passaram, resultado de um objetivo comum de sobrevivência e que acabaria simbolizada em monumentos erguidos no país europeu em homenagem à FEB.
Ao longo dos 80 km da costa normanda, a ação foi dividida em 5 principais setores e são eles: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.
Por toda a extensão das praias do dia D podemos relembrar, homenagear e compreender os dias difíceis que todos aqueles homens passaram. Cemitérios, museus, monumentos e locais informativos estão espalhados por toda esta região.
- Utah
Utah está localizada na cidade de Sainte Marie du Mont e é a mais ocidental das praias do Dia D.
Com 5 quilômetros, a tomada desta praia teve por objetivo o controle do porto de Cherbourg.
A primeira atração da praia é o Museu do desembarque, um museu em homenagem ao desembarque, construído no mesmo local onde as tropas americanas pisaram, no museu encontra-se uma coleção de materiais, testemunhos e também de veículos utilizados naqueles dias estão expostos no local.
Outro museu em Utah é o Airbone museum, localizado ao lado da Sainte Mère Eglise, o museu aborda o lado dos paraquedistas americanos desde os preparativos da invasão, ainda na Inglaterra até as batalhas enfrentadas pela divisão 82ª e 101ª.
- Omaha
Omaha é uma das praias mais procuradas pelos turistas, e tornou-se famosa por ter sediado o mais sangrento combate no desembarque das tropas aliadas.
As forças alemãs, conscientes do risco militar que representava este lugar, instalaram ali uma densa rede de instalações anti desembarque.
Os obstáculos colocados na praia tinham por objetivo dificultar os avanços dos inimigos, tornando-os mais vulneráveis aos tiros de artilharia
Omaha foi marcada por cerca de 2.400 soldados dos EUA aparecendo mortos, feridos ou desaparecidos.
A principal atração de Omaha Beach é o Cemitério Americano (Normandie American Cemetery and Memorial), onde estão enterrados mais de 9000 soldados americanos mortos em combate.
O cemitério oferece algumas visitas guiadas e além disso espelhado pelo local é possível encontrar uma série de memoriais com painéis informativos que contam com mais detalhado o que aconteceu por lá.
Além do cemitério, é possível visitar o Omaha Beach Memorial localizado próximo da praia e conta com coleções de uniformes, veículos, objetos pessoais e armas utilizados na guerra.
O Overlord Museum é também um museu que conta a história sobre o período de desembarque, mas segue com o seu acervo até o momento da libertação de Paris.
Na praia encontra-se uma grande escultura intitulada Les Braves que é uma homenagem a todos os homens que desembarcam naquele dia.
- Gold
A praia de Arromanches ou com o codinome Gold possui os grandes destroços que restaram do porto artificial construído pelos ingleses para receber navios e equipamentos durante a Batalha da Normandia.
Hoje em dia ainda é possível ver os restos das infraestruturas, quer na água quer na praia, nesta zona há jipes, tanques, restos das pontes e outro material exposto pelas estradas
Na praia é possível conhecer o porto de Mulberry e visitar o Museu do Desembarque no qual é possível encontrar uma maquete do porto Mulberry e compreender exatamente o que significa as peças que sobraram na praia.
Na praia encontra-se também o Arromanches 360 um cinema circular que conta a história da Batalha da Normandia.
- Juno
Em Juno, foi o lugar onde as tropas canadenses desceram e mais uma vez lutaram com o mar agitado, junto com os cardumes offshore e as minas inimigas.
Em Juno Beach está o cemitério destinado aos combatentes canadenses, além do Juno Beach Center, o único Museu canadense da região, conta sobre a história e o papel do Canadá na Guerra.
Além das exposições do museu é possível fazer um tour pela praia, passar pelas muralhas defensivas construídas pelos alemães e também visitar os bunkers com acompanhamento de um guia canadense.
- Sword
A Sword é a última praia entre as cinco da Operação Overlord, ela é a que está mais próxima à cidade de Caen e foi a única em que tropas francesas desembarcaram.
Uma das atrações da praia é o Memorial Pégasus, no espaço, está a original Ponte Pégasus, famosa por ter sido tomada pelos aliados ingleses em uma arriscada operação.
O memorial aborda três elementos que se destacaram no desembarque do Dia D e foca na missão que a 6ª Divisão tinha, que era: manter o flanco leste das forças de invasão, a fim de evitar contra-ataques alemães vindos do Leste.
Próximo de Sword Beach você pode visitar o The Grand Bunker, que foi um posto de comando alemão de 5 andares, hoje transformado em museu e inteiramente dedicado à Muralha do Atlântico na Normandia
Conheça a Normandia!
Quer conhecer Paris e outras regiões da França incríveis como a Normandia e as Praias do Desembarque? Vamos eu te levo!
A Simplesmente Paris oferece serviço de acompanhamento exclusivo, além de pacotes personalizados para que você conheça Paris com um roteiro totalmente adaptado para você.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!
Participando das comemorações no Mont Saint Michel pelos 75 anos do dia D.
[…] Em 6 de junho de 1944, as tropas Aliadas desembarcaram na Normandia, costa norte da França, este evento foi chamando de “Dia D” e marca o início do processo que levou à derrota nazista. Conheça mais sobre o dia D e as praias do desembarque clicando aqui. […]