Provence encanta a todos com a simplicidade de suas vilas, seus campos de lavanda, vilarejos de pedras, excelente gastronomia e vinhos deliciosos. É impossível não ir até lá e se apaixonar.
Por isso, separei 8 lugares imperdíveis que fazem parte da região de Provence na França, para você colocar em seu roteiro. Confira!
Marseille
Marseille ou Marselha é a segunda mais populosa cidade de França e a mais antiga cidade francesa.
A cidade foi fundada por volta de 600 a.C. por marinheiros grego, desde então Marseille é uma importante cidade de passagem e de comércio. Seu porto é o principal da França e dá vida à cidade.
Por estar perto do Mediterrâneo e pelos seus 14 portos em uma faixa litorânea inferior a 60 quilômetros, que a cidade se desenvolveu e tornou-se uma mistura cultural, lá você encontra tanto a cultura francesa, como também se enxerga no norte da África, Oriente Médio e Itália.
Marselle tornou-se muito famosa por suas paisagens naturais encantadoras, quem visita a cidade não tem como não ir ver pelo menos alguns de seus calanques, as águas são cristalinas.
Você pode conhecê-los chegando tanto por terra, quando por mar, o melhor jeito de chegar a eles é indo de barco, saindo de um dos portos da cidade. A maioria das águas cristalinas ficam no Parque Nacional dos Calanques, e um dos mais famosos é o La Calanque de Sormiou.
Para quem gosta de arte a cidade é cheia de museus, dentre eles estão o Museu de Belas Artes e o Museu de História Natural de Marselha, que ficam dentro do Palácio Longchamp.
Outro ponto turístico famoso é a Basílica de Notre Dame, a basílica foi construída no século XIX, com uma arquitetura marcada por mármore colorido, murais e mosaicos. O monumento possui uma estátua da virgem Maria, que os nativos a consideram como uma guardiã de Marselha, além disso do alto da Basílica é possível ver a cidade inteira.
O Chateau d’If, é uma fortaleza construída por ordem do rei Fraçois I entre 1527 e 1529 na ilha d’If. Este castelo, inspirou o livro “O conde de Montecristo”.
Vilarejos do Luberon
Conhecer os vilarejos do Luberon é como voltar no tempo, uma vez que Luberon é Parque Regional Natural (desde 1977) que inclui 66 municípios, cujo maior objetivo é preservar justamente as coisas como elas eram, especialmente a vocação rural do lugar.
Cada vilarejo tem seu charme e sua história, incrustados na montanha com suas ruelas medievais, cercados por oliveiras e vinhas, é difícil escolher qual é o mais bonito.
Dentre os principais vilarejos encontra-se Gordes, o vilarejo fica no alto de uma rocha que lembra um presépio. O município foi locação de várias cenas do filme “Um Bom Ano”.
Loumarin é um vilarejo que se desenvolveu em torno de dois monastérios. Uma de suas principais atrações é o Chateau de Lourmarin, construído no século XV, com um estilo misturado entre o gótico e o renascentista, o castelo domina o horizonte da cidade.
Já Menérbes está localizada no alto de uma colina, com vistas espetaculares para as plantações e vinhedos da região, e construções medievais preservadas pelo tempo. Suas ruas são estreitas e não circulam carros. Há muitos outros vilarejos no Luberon que valem a pena conhecer.
Avignon
Avignon é patrimônio mundial da Unesco e foi a sede do poder católico por mais de um século, entre 1309 a 1417 e abrigou sete papas franceses.
A cidade tem como principal atração o Palais des Papes, o maior palácio gótico da Europa e inequívoca demonstração de poder da Igreja Católica, o edifício gótico conta com 15 mil metros quadrados de área. Atualmente tanto as pinturas e o aposentos do papa continuam intactos, sem qualquer restauração.
Em julho, a cidade ferve com o Festival d’Avignon, que dá vida às ruas medievais com apresentações teatrais que envolvem mais de 3 500 artistas.
Aix en Provence
Aix-en-Provence é uma das mais escolhidas como cidade-base de Provence. A cidade foi fundada pelos romanos em 103 a. C., já foi capital da Provence no século XII e inspiração para as obras de Cézanne.
A principal atração da Aix são suas ruas, entrar em lojinhas simpáticas e parar para um café, um vinho ou uma refeição enquanto observa o movimento.
A Cours Mirabeau, é considerada uma das avenidas mais bonitas do mundo, ao caminhar pela avenida é possível encontrar lindas fontes que devem ser admiradas, a mais famosa é a Fonte da Rotonda.
A cidade também é conhecida pelo pintor francês impressionista, Paul Cézanne, que morou no local durante toda sua vida. Aix possui 32 paradas que ganharam destaque em 2006, quando o centenário de Cézanne foi comemorado, e são os principais pontos percorridos pelo pintor, desde a escola em que estudou até o cemitério onde foi enterrado.
O Hôtel du Caumont, é outra atração da cidade, o hotel funciona como um centro de arte, localizado no coração de Aix.
O hotel já foi residência oficial de uma das Marquesas de Aix e, por isso, uma das salas para serem visitadas é um quarto, com elementos originais da época, com cama, penteadeira e poltrona. Atualmente o local possui duas grandes exposições por ano que ficam disponíveis por um longo período.
Arles
Arles é bastante conhecida por ser cidade com mais ruínas romanas depois de Roma. Alguns de seus monumentos são patrimônios da humanidade da Unesco.
Um dos principais monumentos de Arles é o seu anfiteatro, também conhecido por Arena Romana, a arena foi construída por volta de 90 a.C. e naquela época podia receber até 20.000 espectadores. Mas depois de uma restauração a arena aumentou sua capacidade para 12.500 pessoas. Atualmente o monumento é usado para eventos como touradas.
Ao lado do anfiteatro está o teatro romano, o destaque dele são as duas colunas de mármore que ficam em frente ao semi-círculo restaurado.
Outros pontos romanos para serem visitados são a Necrópole Romana, o Claustro San Trofimo, as Termas de Constantino do século IV d.C e o Criptopórtico também conhecido como Fórum Romano.
Além disso, Arles é a cidade onde Van Gogh morou por 1 ano. Nela, o artista teve a fase mais produtiva de sua carreira. Visitar a cidade é como passear pelas telas do pintor.
Gorges du Verdon
O Gorges du Verdon possui o maior cânion da Europa, com falésias que chegam a 700 metros e água azul turquesa é dessas experiências inesquecíveis, é um passeio inesquecível e vale a pena conhecer a beleza de seu lago e percorrer as suas estradinhas sinuosas. Na parte acessível do cânion, dá para fazer pedalinho e canoagem.
A região do Gorges também é rodeada por lagos, ao todo são cinco dentre os mais famosos está o Lac de Sainte-Croix.
Baux de Provence
Baux de Provence está situado alto de um maciço rochoso de maneira tão harmoniosa que parece ter nascido ali naturalmente.
Dentre as principais atrações está a Carrière des Lumières, uma antiga mina de pedra calcária em que as paredes de pedras se transformaram em imensos telões, permitindo a projeção das obras dos artistas embaladas por música especialmente selecionada.
Todo ano o tema dos espetáculos mudam, tendo sempre um filme principal relacionado a arte e outro mais curto, que é de natureza, tema abstrato ou espacial.
A cidade ainda possui um castelo medieval, a fortaleza dos Lordes de Baux foi construída no séc X, e foi a residência dos Lores de onde eles reinaram por 5 séculos.
Campos de Lavanda
Os campos de Lavanda são os maiores símbolos de Provence, na região você encontrará dois tipos de lavanda: a do tipo fina que possui um aroma é mais delicado e seus galhos são único e o lavandin que é do tipo híbrido, resultado da polimerização da “lavanda verdadeira”.
A melhor época para se ver a lavanda é no período da sua florada, que acontece entre o meio de junho e o meio de julho, na região do Valensole, e entre o meio de julho podendo ir até o meio de agosto, na região perto da cidade de Sault no Luberon.
Algumas das rotas conhecidas são a Rota do Plateau de Valensole, que é formada pelas cidades Manosque, Valensole, Puimoison, Moustiers-Sainte-Marie, Rio Verdon e Lac de Sainte-Croix.
E a rota de Luberon, formada pelas cidades Lourmarin, Bonnieux, Buoux, Apt, Sault, Gordes e Les Baux-de-Provence.
Venha conhecer a região de Provence na França
Provence possui muitos lugares imperdíveis para serem visitados. Minha dica é alugar um carro e percorrer a distância entre os vilarejos sem pressa, desfrutando ao máximo do clima romântico.
Quer conhecer estas e outras cidades de Provence? Vamos eu te levo!
A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você conheça destinos incríveis em Paris e na França de forma personalizada.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!
[…] O clima quente e seco desta região, localizada ao sul da França, reflete a alegria e o cativo dos vinhos franceses de Provence. […]