Paris é uma cidade inundada de arte e cultura, desse modo, a cidade possui diversas bibliotecas que são um imenso poço de história e beleza.
A rede Paris Bibliothèques está presente em todos os bairros da cidade, muitas delas guardam coleções tão prestigiosas quanto a decoração que as acolhem.
Por isso separei as melhores bibliotecas de Paris, para todos que desejam procurar livros sobre ciência, cinema, história da França, ler clássicos da literatura francesa ou apenas olhar para os tetos, as paredes e os painéis desses lugares fantásticos.
Como pegar um livro
Para poder pegar livros sendo estrangeiro em Paris, basta ir a uma das bibliotecas da rede Bibliothèque de Prêt, levando um documento de identidade, e preencher um formulário. Na mesma hora é feita sua carteirinha e já será possível pegar livros.
A inscrição para livros é gratuita e você pode pegar até 40 exemplares, sendo no máximo 20 de uma só biblioteca.
Os livros são emprestados por até três semanas, podendo ser renovado por mais duas vezes e sua devolução deve ser feita na mesma biblioteca onde retirou o material. Em caso de atraso, a multa é de 0,15 euros por dia e por livro.
Uma vez sua inscrição feita, com o número da sua carteirinha e senha, você pode ir no site da rede das bibliotecas e consultar sua conta e empréstimos.
As Bibliothèques Spécialisées et Patrimoniales são compostas por acervos especializados, todavia, geralmente as coleções só podem ser consultadas no local.
A inscrição também é gratuita e é feita ao preencher o formulário com um documento de identidade e uma foto.
Ir à biblioteca também pode ser uma forma de aprender ou melhorar seu francês, além de conhecer as preciosidades dos livros de Paris. Mesmo se não quiser se inscrever ainda é possível conhecer as bibliotecas e toda sua história e arquitetura.
Principais Bibliotecas de Paris
- Bibliothèque François Mitterrand
A Biblioteca François Mitterrand é muito reconhecida pela sua arquitetura, já que quatro torres angulares de 80m de altura e 22 andares que formam a figura de dois livros abertos. A biblioteca François faz parte da Biblioteca Nacional, que herda coleções reais estabelecidas desde a Idade Média.
Com a necessidade de ampliar e modernizar a instituição, a Biblioteca François Mitterrand oferece exposições temporárias, conferências, leituras, concertos.
A biblioteca François Mitterrand, do BnF, é composto por duas bibliotecas: uma biblioteca para todos os públicos ou de terça a domingo, uma biblioteca de pesquisa ou de segunda a sábado. Os diferentes títulos de acesso desejam que as pessoas leiam, bem como existe também um programa cultural. Espaços de acesso livre a maior parte do trabalho se beneficia do trabalho dos professores e dos visitantes da biblioteca.
Os quatro circuitos como uma rota livre ou ilimitada para a esplanada. Eles abrigam sete andares de escritórios e também lojas, são ao todo onze andares.
A biblioteca é dividida em: audiovisual, imprensa e mídia, ciência e tecnologia, direito e política, arte, literatura estrangeira, literatura francesa, literatura juvenil, filosofia e história.
A biblioteca abre na segunda das 14:00 às 20:00 hrs, na terça ao sábado de 09:00 às 20:00 hrs e domingo de 13:00 às 19:00 hrs. E está localizada na Quai François Mauriac, 75706 Paris.
- Bibliothèque Richelieu
Bem no coração de Paris, fica a enorme biblioteca Richelieu, a biblioteca faz parte da Bibliothèque Nationale de Paris.
A biblioteca reúne as salas de pesquisa do BnF (departamentos de Manuscritos, Gravuras e Fotografia, Moedas, Medalhas e Antiguidades, Artes Cênicas e Música), a biblioteca do Instituto Nacional de História da Arte (INHA) e a biblioteca da Escola Nacional de Fretamentos (Enc).
Ela foi inicialmente construída como uma biblioteca real, sendo considerada uma das bibliotecas mais completas do mundo, um verdadeiro centro para pesquisadores da história da arte e do patrimônio.
Richelieu é composto por vários edifícios importantes e bonitos, incluindo o Palais Mazarin, o Hôtel Tubeuf e a Galerie Mansart. A biblioteca foi instalada no local durante a primeira metade do século XVIII.
Ela abriga maravilhosas coleções de manuscritos (os mais antigos vestígios da humanidade escrita manuscritos para escritores contemporâneos), gravuras e fotografias, coleções de música e artes cênicas, mapas e planos e, finalmente, o museu de moedas, medalhas e antiguidades.
A biblioteca é aberta de segunda a sábado das 10:00 às 18:00 hrs, na 58 Rue de Richelieu, 75002 Paris.
- Bibliothèque Sainte-Geneviève
A biblioteca Sainte-Geneviéve é uma biblioteca enciclopédica, universitária e pública que foi criada em 1850, e é formada principalmente por estudantes, mas também pesquisadores e curiosos.
Ela foi uma das primeiras bibliotecas a serem abertas ao público no século XVIII e suas coleções é uma das maiores de Paris.
A biblioteca é um dos edifícios mais impressionantes de Paris e está localizada dentro da abadia Santa Genoveva fundada no século VI.
O prédio de ferro que hoje se encontra em frente ao Pantheon foi construído entre 1838 e 1850 por Henri Labrouste.
Sua fachada é gravada com os nomes de grandes mentes que contribuíram para o corpo do conhecimento humano, incluindo Galileu, Copérnico e Shakespeare. O acervo conta com mais de 25.000 livros e 16.000 revistas.
A biblioteca está localizada na 10 place du Panthéon – 5° e é aberta de segunda a sábado das 10:00 às 22:00 hrs.
- Bibliothèque-musée de l’Opéra
A biblioteca do Museu da Ópera foi criada em 1866 para garantir a preservação dos documentos que a Ópera possuía desde 1669.
Esta biblioteca instalada no antigo Pavilhão do Imperador e possui no acervo testemunhos musicais, iconográficos e de arquivo da atividade da Ópera e outros documentos do teatro lírico, da dança e do circo.
A biblioteca está localizada na Palais Garnier, 8 Rue Scribe, 75009 Paris e é aberta de segunda a sábado das 10:00 às 17:00 hrs.
- Bibliothèque de l’Arsenal
A Biblioteca do Arsenal é a antiga residência dos grandes mestres da artilharia e faz faz parte da Biblioteca Nacional da França. A biblioteca foi transformada em biblioteca pública em 1797.
O lugar conta com mais de um milhão de documentos, incluindo 150.000 volumes de antes de 1880, pouco mais de 15.000 manuscritos, 100.000 impressões e 3.000 mapas e planos. Além disso, ela é aberta a visitantes e organiza inúmeras conferências, exposições ou shows relacionados aos seus fundos.
Bibliothèque de Prêt
- Françoise Sagan
A Françoise Sagan era uma antiga prisão de Saint Lazare que depois foi transformada em 1600 para abrigar pessoas com hanseníase.
Atualmente a biblioteca é a segunda maior biblioteca de mídia, com mais de 30.000 documentos que incluem livros, DVDs, vinis e muito mais. A biblioteca é dividida em várias salas, todas com especificidades diferentes.
A biblioteca está localizada na 8 rue Léon Schwartzenberg, 75010 Paris e é aberta de terça, quinta, sexta e domingo das 13:00 às 19:00 hrs e sábado e quarta das 10:00 às 18:00 hrs.
- Médiathèque Marguerite Duras
A Médiathèque Marguerite Duras é a maior biblioteca em termos de frequentação.
Sua coleção conta com cerca de 140 mil documentos, essa mediateca tem outros atributos, além do acervo, como uma vista panorâmica para o leste de Paris.
A biblioteca oferece ao longo do ano vários eventos culturais, como exposições, shows, leituras, acampamentos para jovens, oficinas, etc.
A Marguerite Duras está localizada na 115, rue de Bagnolet, 75020 Paris e fica aberta na terça, quinta e sexta das 13:00 às 19:00, as quartas das 10:00 às 19:00 e sábado das 10:00 às 18:00 hrs.
- Marguerite Yourcenar
A biblioteca de mídia Marguerite Yourcenar, conta com diversos livros de crianças e adultos, além de mais de 560 discos de vinil.
Durante todo o ano a biblioteca oferece atividades gratuitas como sessões de contação de histórias, exposições, oficinas de atividades manuais, redação, entre outras.
A biblioteca está inserida próxima da prefeitura de Paris na 41, rue d’Alleray, 75015 Paris e é aberta na terça, quinta e domingo das 13:00 às 19:00 hrs e quarta, sexta e sábado das 10:00 às 18:00 hrs.
- Médiathèque de la Canopée la fontaine
A biblioteca oferece mais de 37.500 livros e documentos adaptados aos gostos e práticas culturais dos moradores urbanos.
A biblioteca de mídia possui um espaço dedicado às crianças em torno de coleções feitas especialmente para elas, permitindo a leitura individual ou familiar.
Ela oferece exibições, debates e shows ao vivo. Neste espaço também são organizadas oficinas com estações multimídia ou nossas máquinas CNC, como impressoras 3D, legos Mindstorm, videogames.
La Canopée la fontaine está localizada na 10 passage de la Canopée, 75001 Paris e funciona terça, quarta, quinta e sexta das 12:00 às 19:00 hrs, aos sábados das 10:00 às 19 hrs e domingo das 13:00 às 18:00 hrs.
Bibliothèques Spécialisées et Patrimoniales
- Bibliothèque Hôtel de Ville ( BHdV)
Originalmente localizada no Hôtel de Ville até 1871, a biblioteca é especializada em ciências sociais, direito, história e literatura parisiense contemporânea.
Com 9 km de estantes a biblioteca é formada por documentos legislativos e regulamentares, as publicações oficiais da cidade e do governo francês, manuscritos legais, papéis de políticos, coleções de revistas, desenhos e fotografias de Paris.
A biblioteca é aberta gratuitamente, além disso, ela organiza regularmente conferências relacionadas às suas coleções e oferece visitas ou atividades ocasionais para o público em geral.
A biblioteca está localizada na 5 Rue de Lobau, 75004 Paris e é aberta de segunda a sexta das 9:30 às 18:00.
- Bibliothèque des littératures policières (BiLiPo)
A Biblioteca da ficção policial (também chamada Bilipo) é a única instituição francesa dedicada à preservação e promoção da ficção policial.
O acervo da biblioteca conta com livros de ficção policial e de espionagem, filmes de detetive, criminologia, quadrinhos com tema policial, além de velhas coleções francesas e periódicos estrangeiros.
Suas coleções permitem consultar na sala de estudo quase toda a edição francesa desses campos, bem como numerosos documentos relacionados a esses gêneros literários e aos principais aspectos do crime.
A BiLiPo está localizada na 48 rue Cardinal Lemoine, 75005 Paris e é aberta das 14:00 às 18:00 hrs nos dias de semana e ao sábado é aberto das 10:00 às 17:00 hrs.
- Bibliothèque François Truffaut
A Bibliothèque du cinéma François Truffaut oferece uma nova perspectiva sobre o que constitui uma biblioteca.
Nela é possível encontrar mais de 30.000 livros sobre cinema , televisão e vídeo, além de mais de 16.000 DVDs disponíveis para empréstimo.
Além disso, todos os domingos às 15h, você pode assistir a um filme de acordo com o tema da semana.
A biblioteca está localizada na 4 rue du cinéma, 75001 Paris e é aberta todos os dias das 12:00 às 19:00 hrs.
- Bibliothèque Forney
A Bibliothèque Forney é uma biblioteca especializada em artes decorativas, artesanato e técnicas artesanais de artes plásticas e gráficas.
É uma das grandes bibliotecas patrimoniais da cidade de Paris, que se destaca pela diversidade de seus documentos: livros e revistas, catálogos de exposições e museus, catálogo de vendas e exposições públicas.
E mesmo que você não tenha a chance de passar horas apreciando as coleções, vale a pena visitar o edifício em estilo gótico, originalmente construído como uma mansão para arcebispos que permanecem até hoje.
A biblioteca conta com aproximadamente 30.000 livros estão disponíveis para empréstimo. Além disso, fora da biblioteca, há um pequeno jardim público.
Forney está localizada no centro de Marais, na 1 rue du Figuier 75004 Paris. E está aberta nas terças, sextas e sábados das 13:00 às 19:30 e na quarta e quinta das 10:00 às 19:30, não sendo aberta na segunda e no domingo.
Conheça as bibliotecas de Paris !
Quer conhecer os acervos culturais e históricos de Paris através de suas bibliotecas? Vamos eu te levo!
A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você conheça destinos incríveis em Paris e na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!
[…] encontrar os livros existem as Bibliotecas de Paris. Mas se preferir levar um livro de souvenir recomendo a Shakespeare and Company que possui livros […]