Paris não seria Paris sem seus cafés, brasseries e bistrôs. Afinal a culinária francesa é a alma da capital e parte integrante de sua história.

No entanto, quase ninguém sabe a diferença entre esses 3 tipos de lugares em Paris. Por isso separei as principais diferenças como também dicas para você conhecer cada um desses lugares na cidade. Confira!

• Cafés

Historicamente, o café era um lugar onde as pessoas se encontravam para discutir filosofia, política, arte, problemas sociais.

Atualmente os cafés são um ponto importante na cidade, são típicos e deixam a paisagem de Paris ainda mais charmosa com suas mesas e cadeiras adicionais que geralmente são colocadas do lado de fora.

As refeições podem variar, desde omelete, saladas, queijos, petiscos, sobremesas e bebidas como chocolate, sucos, cafés, vinho e cerveja.

Os cafés geralmente abrem de manhã cedo e fecham às nove da noite. E são perfeitos para um encontro informal com amigos ou um bate-papo de trabalho.

Destacamos os seguintes Cafés em Paris:

Café de Flore

O Café de Flore foi inaugurado por volta de 1887 e foi o local de encontros literários, debates filosóficos e devaneios artísticos.

Toda essa importância histórica e que da a fama a esse café, além do ambiente requintando e aconchegante e é claro a sua história atrai tanto os locais quanto os turistas.

O menu conta com diversas opções para o café da manhã, almoço ou jantar, incluindo pães, saladas, ovos, sanduíches, sopas, queijos, sobremesas e bebidas, alcoólicas ou não. São muitas alternativas frias ou quentes, para combinar com o clima e a hora do dia.

Localização: 172 Boulevard Saint-Germain, 75006 Paris.

 

Les Deux Magots

Um dos maiores clássicos de Paris, o Les Deux Magots é o lugar ideal para dar uma pausa nas compras em Saint-Germain-des-Prés e tomar um café, apreciando a vida parisiense na calçada.

Inventor do conceito de café literário, o Café des Deux Magots abre todos os anos a temporada de prêmios literários com o Prix des deux Magots.

Café frequentando pelos existencialistas Jean Paul Sartres e Simone de Beauvoir

Localização: 6 Place Saint-Germain des Prés, 75006 Paris.

• Bistrôs

O bistrô vem da palavra russa bystro, que significa rapidamente. O termo foi usado por soldados russos em restaurantes franceses para agilizar o serviço.

Normalmente o bistrô é um local mais simples, seja na decoração ou no serviço. O local é menor que um restaurante e muitas vezes coloca o menu disponível em lousas ou o garçom verbaliza o menu.

Além disso o bistrô possui a distinção de abrir apenas durante as refeições, por volta das 11h e 19h.

O cardápio é enxuto e baseado nos produtos da estação, com receitas que variam para acompanhar as estações do ano.

O menu inclui pratos caseiros como confit de pato, cassoulet, bife frito. Muitos lugares oferecem uma “fórmula” ou “plat du jour” a um preço pré-determinado, geralmente mais barato do que pedir à la carte.

Dicas de bistrôs em Paris:

Bistrô Le Chardenoux

Fundada em 1908 pela família Chardenoux, este bistrô é classificado como Monumento Histórico da França.

No cardápio estão antigos favoritos de bistrôs, com toques modernos como foie gras com brioche tostado, vieiras com chouriço, hambúrgueres orgânicos de carne com bacon, batatas fritas caseiras e um bando de sobremesas clássicas francesas como baba au rhum, moelleux, dor perdu com peras.

Localização: 1 Rue Jules Vallès, 75011 Paris.

Bistrô Paul Bert

O Paul Bert é um dos bistrôs mais famosos e populares de toda Paris. Este lugar tem a sensação de um restaurante que existe há um século, mas na verdade foi inaugurado nos anos 2000.

Com uma cozinha francesa clássica, o bistrô oferece preços razoáveis em meio a uma atmosfera agitada, toalhas de mesa brancas, decoração e servidores tão parisienses quanto possível.

Localização: 18 Rue Paul Bert, 75011 Paris

• Brasseries

O conceito de brasserie surgiu na década de 1870 com refugiados da região da Alsácia-Lorena, no leste da França.

O termo brasserie vem de “brassagem”, que é o procedimento utilizado para a fabricação da cerveja, significando o mesmo que “cervejaria”.

Elas geralmente possuem uma decoração inspirada na Belle Époque, e são abertas o dia todo para café da manhã, almoço, aperitivo e jantar.

Esses estabelecimentos servem cerveja, mas também vinhos da Alsácia, como Riesling , Sylvaner e Gewürztraminer.

Os pratos são geralmente e rápidos, por isso são perfeitas para um almoço informal na pausa do trabalho, por exemplo.

No cardápio das brasseries a escolha é grande e variada, muitas são especializadas em frutos do mar, pratos típicos da cozinha francesa como ovo maionese, omeletes, filés com molho de cogumelos ou molho de pimenta do reino, peixes fritos com purê de batata, chucrute, tartare de carne de vaca, crème brulée, mousse de chocolate, pêra Belle Hélène.

Dicas de Brasseries em Paris:

Brasserie Lipp

Fundada em 1880, a brasserie Lipp possui pratos da cozinha tradicional e popular, como o Hareng, choucroute, pé de porco, haddock, mille feuilles, mousse au chocolat.

Localização: 151 boulevard Saint Germain 75006 Paris.

Brasserie Julien

A Brasserie Julien é mais foi fundada em 1903. O local possui uma decoração em Art Nouveau com mosaicos no chāo, vidros no teto, cabides e araras em cobre.

A brasserie oferece uma carta de carnes e peixes de qualidade, além de deliciosos crepes Suzettes.

Localização: 16 Rue du Faubourg Saint-Denis, 75010 Paris.

Conheça a gastronomia francesa!

Agora que você já sabe qual a diferença entre Bistrô, Brasserie e Café só falta visitá-los na França!

A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você conheça destinos incríveis em Paris e na França de forma personalizada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!