Beleza, história, glamour e cultura. Um dos destinos mais visitados na França, o Palácio de Versalhes reúne todas essas características que o torna parada obrigatória para quem está visitando a França pela primeira vez. Localizado nas proximidades de Paris (cerca de 45 minutos de trem), o local é um dos palácios mais conhecidos no mundo, por sua arquitetura, as belezas dos seus jardins e, sobretudo, pela larga história da França que carrega em seu interior. Não por menos, o Palácio é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco há mais de 30 anos.

Detalhes dos jardins do Palácio de Versalhes

A área externa do Palácio é simplesmente fantástica!

Construído inicialmente o Palácio de Versalhes, ou Château de Versailles, era apenas um pavilhão de caça do Rei Luís XIII, no subúrbio de Paris. Seu filho, que se tornou o Rei Luís XIV, o Rei Sol, transformou o local em 1664 para se tornar o centro da Corte Real e, a partir de 1682, sede do Governo da França, ou seja, um lugar onde pudesse instituir uma Monarquia Absoluta, sustentada pelo Rei. Com a reforma, o Palácio se tornou a expressão máxima da arquitetura barroca na época.

Detalhes da área externa do Palácio de Versalhes

Fontes e inúmeras esculturas decoram os jardins do Palácio de Versalhes

Cercado por uma extensa área verde e jardins belíssimos, o Palácio de Versalhes ainda foi a moradia dos Reis Luís XV e Luís XVI. Foi o centro do poder na França até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa que marca o declínio da monarquia absolutista na França. O Palácio de Versalhes é tão imponente que até hoje é considerado um dos maiores e mais luxuosos palácios da Europa.

E toda essa luxúria e glamour é percebida nos primeiros minutos da visita ao Palácio. Os espaços são grandiosos e com uma riqueza artística incrível, com destaque para a enorme Capela e os Grandes Aposentos do Rei e da Rainha, ambos com uma decoração de encher os olhos. Outro ponto interessante do Palácio é a Galeria dos Espelhos. São 73 metros de comprimento e mais de 375 espelhos. É um dos espaços mais importantes, já que foi onde foi assinado, em 1919, o Tratado de Versalhes, que encerrou a Primeira Guerra Mundial.

Detalhes do Palácio de Versalhes

Os detalhes do Palácio representam todo o luxo da época do auge da Corte francesa

Do lado externo, os jardins também impressionam. São mais de 800 hectares (o que equivale a mais ou menos 800 campos de futebol) de área verde, com fontes, estátuas de mármores e plantas de vários tipos. Você pode percorrer todos os jardins a pé (missão difícil), ou até mesmo alugar uma bicicleta, pegar o trenzinho e fazer um passeio pelos jardins. Vale a pena.

A área externa conta ainda com o Grand Trianon, um pequeno palácio de mármore rosa, construído em 1687 para que Luís XIV tivesse um lugar para ficar um pouco distante das formalidades da Corte, o Petit Trianon, reformado pela rainha Maria Antonieta, esposa do Rei XVI, que utilizava o local também como refúgio e o Domínio de Maria Antonieta (Domaine de Marie Antoinette), mais afastado do Palácio principal que  é composto por jardins, um lago e um pavilhão que era utilizado para as festas particulares de Maria Antonieta. Ninguém entrava nos eventos sem a sua permissão, nem mesmo o marido.

Nas fotos, detalhes da decoração do Domínio de Maria Antonieta

Mais detalhes da decoração dos ambientes internos do Palácio de Versalhes

Para visitar o Castelo, é bom reservar um dia inteiro. Como tem muita história interessante no passeio, com uma visita guiada você consegue aproveitar o máximo que o local pode oferecer. Conte comigo para organizar o seu passeio, a logística, os ingressos e evitar maiores filas. Garanto que será uma experiência única e enriquecedora! A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.