Paris respira arte! Como capital artística e um dos principais destinos turísticos do mundo, a cidade possui mais de 150 museus para todos os gostos. Muitos deles são parada obrigatória para qualquer turista que vem à capital parisiense, a exemplo do Louvre, o mais conhecido de todos. É impossível visitar todos, por isso é importante que você escolha os que mais te agradam. Pensando nisso, resolvi trazer uma lista dos 15 principais museus da cidade, que você confere abaixo.

Ah! Caso você visite muitos museus, eu sugiro a aquisição do Paris Museum Pass, que dá acesso livre a cerca de 60 museus. O cartão tem validade de dois, quatro ou seis dias consecutivos e custa respectivamente 48, 62 e 74 euros. Se não for vantajoso para você, a dica é comprar seu ingresso com antecedência pela internet para evitar filas na hora da entrada, e assim poupar tempo do passeio.

1.Louvre – É ‘apenas’ o museu mais famoso do mundo. Ele possui um acervo com mais de 30 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos. Se você deseja conhecer todo o acervo, separe mais de um dia para essa missão. Se tiver apenas um turno, sugiro escolher antes o que pretende conhecer e otimizar a sua visita. A ala mais visitada do museu é a “Denon”, onde estão a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, e outros quadros importantes. O seu acervo abriga pinturas representativas de todas as escolas de pintura europeias do século XVIII, esculturas da Idade Média, do Renascimento e dos tempos modernos. Além disso, tem coleções de antiguidades egípcias, africanas, gregas, romanas e orientais, da Mesopotâmia, acervo de artes do Islã, entre vários outros. Uma boa dica para quem deseja mais tranquilidade para visitar o museu, é aproveitar os dias em que está aberto a noite (quarta e sexta). Os ingressos de visitação ao acervo, custam a partir de €15 e o horário de funcionamento é de 09h às 18h, e até 21h45 todas as quartas e sextas. O museu não abre às terças-feiras .

2.Museu D’orsay – Fica localizado em uma antiga estação ferroviária, bem próximo do Louvre e na frente do Jardim das Tulherias, um dos principais pontos turísticos de Paris. Seu acervo reúne peças importantes da criação artística ocidental entre 1848 até 1914 de artistas como Monet, Rodin, Caillebotte, Cézanne, Renoir e Pizarro. O ingresso que dá acesso a todo o museu custa 12 euros. Funciona de terça a domingo: das 9h30 às 18h, sendo que nas quintas o museu fica aberto até às 21h45.

3. l’Orangerie – Fica dentro do Jardim das Tulherias, uma das áreas mais visitadas de Paris. Seu acervo conta com a obra “Les Nymphéas”, de Monet, além de coleções de outros importantes artistas, como Renoir, Paul Guillaume e Henri Matisse. O jardim é cheio de fontes, esculturas de diversas épocas e muito verde, que muda para o branco no inverno e colorido na primavera e outono. A entrada no jardim é gratuita e o bilhete para o Museu l’Orangerie custa 9 euros. Funciona de quarta a segunda, das 9h às 18h.

4.Guimet – O Museu National des Arts Asiatique – Guimet, é um dos grandes museus dedicados às artes asiáticas da Europa. Budas de Angkor, porcelanas, estampas, objetos de arte nos revelam as civilizações da Índia ao Japão, da China até a Indonésia. Vale a pena conhecer. Dentro do museu você ainda encontra um típico jardim japonês. Fecha nas terças e funciona nos outros dias das 10h às 18h. O ingresso custa 7.50 euros.

5.Museu de arquitetura – Imperdível para quem é da área de arquitetura e urbanismo. Fica localizado em frente a Torre Eiffel. O acervo do museu é organizado em três galerias que traçam o panorama da arquitetura e do patrimônio francês da Idade Média até os dias atuais. A visita a coleção permanente custa 8 euros. O museu funciona nas segundas, quartas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 19h. Quintas, até as 21h.

6. Museu do homem – Fica localizado na Ala Passy do palácio de Chaillot, que também abriga outras três instituições culturais, o Museu Marítimo Nacional, a esplanada da liberdade e a dos Direitos Humanos. O acervo do museu do homem é composto por cerca de 700.000 objetos que se dividem entre a Galeria do Homem, as exposições temporárias, as coleções, a biblioteca de pesquisa Yvonne Oddon e o espaço reservado para pesquisa e ensino. Entre as peças do acervo estão fotos, esqueletos, crânios e objetos pré-históricos. Através do seu acervo é possível explicar a evolução da humanidade e das sociedades do ponto de vista biológico, social e cultural. Aberto todos os dias, exceto às terças, das 10h às 18h. Os ingressos custam 10 euros (coleções permanentes) e 12 euros (coleções permanentes + exposições temporárias.

7. Museu Quai Branly – Um dos museus mais novos de Paris, foi inaugurado em 2006 com o objetivo de preservar um acervo de 300 mil obras de arte de civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas. Sua coleção contempla 300 mil itens, entre roupas, artesanato, instrumentos musicais, máscaras e etc. Outro diferencial do museu é a modernidade do edifício, se destacando bastante da arquitetura tradicional de Paris. A entrada custa 10 euros. Funcionamento: terças, quartas e domingos: das 11h às 19h. Quintas, sextas e sábados: das 11h às 21h.

8. Museu Carnavalet – Indicado para quem quer entender a história de Paris e seus habitantes desde os tempos pré-históricos até hoje, o Carnavalet é formado por dois palacetes no coração do bairro do Marais, com cerca de cem salas e um lindo jardim. Desenhos, esculturas, pinturas e mobiliário contam a história da capital. O destaque do museu é o Gabinete de Curiosidades, onde milhares de fotografias testemunham como a cidade evoluiu e se transformou. Possui registros de artistas renomados como Cartier-Bresson e Robert Doisneau. A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

Stitched Panorama

9. Museu Grand Palais – É um dos prédios históricos mais impressionantes de Paris, reconstruído especialmente para a Exposição Universal de 1900, no lugar do antigo Palácio da Indústria. Seu estilo equilibra com harmonia o barroco e o clássico, combinando aço, pedra e vidro. O destaque é sua cúpula de vidro de 45 metros de altura. Sem acervo permanente, o Grand Palais organiza mostras temporárias, eventos, desfiles de moda e concertos, da música clássica à eletrônica. Está aberto de 10h às 20h nas segundas e domingos. Quarta a sábado, de 10h às 22h. Fecha todas as terças. A entrada custa 11 euros.

10. Museu Petit Palais – Construído em 1900 onde são expostas coleções artísticas desde a Antiguidade até 1920. É conhecido também como Museu de Belas Artes da Cidade de Paris. Lá estão expostos permanentemente objetos de arte medieval e do renascimento, como porcelana, relógios, tapeçaria, desenhos e também mostra pinturas e esculturas de arte francesa. Também tem obras de Rembrandt, Colbert, Cézanne, Monet, Gauguin e Delacroix. A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

11. Museu George Pompidou – Voltado para a arte moderna e contemporânea. Possui o Museu de Arte Moderna, uma biblioteca (a mais visitada do mundo), uma cinemateca e exposições de fotografia e esculturas faraônicas. Sua parte externa é muito frequentada por artistas de rua. O local é um dos pontos mais visitados de Paris, com cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Os ingressos variam de 10 a 18 euros, dependendo do nível de acesso. Para o cinema o bilhete custa 6 euros. Funciona de quarta a segunda, das 11h às 21h.

12. Museu Rodin – Dedicado às obras do escultor Auguste Rodin, e também pinturas e esculturas de sua coleção privada. Inaugurado em 1919, graças a iniciativa do próprio escultor, além de um acervo incrível (cerca de 6.500 esculturas e 10 mil desenhos), o museu tem um lindo jardim, que em meio as suas roseiras, abriga esculturas como “O Pensador”, “A porta do Inferno” e “Os burgueses de Calais e Balzac”. A entrada custa 10 euros e o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h45 (nas quartas fecha às 20h45).

13. Museu Picasso – Possui uma coleção com mais de 5000 peças, consagrando à obra de Pablo Picasso. Ele está instalado em um casarão construído no ano de 1656, no coração do bairro Le Marais, um dos mais turísticos de Paris. O museu também possui diferentes obras que Picasso colecionou ao longo da sua vida, procedentes tanto de alguns amigos, como Matisse, Miró ou Derain, como de alguns mestres que admirava, como é o caso de Cézanne, Rousseau ou Degas. Custa 12,50 euros e funcona de terça a sexta: das 11h30 às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 18h.

14. Museu Salvador Dali – Situado no coração de Montmartre, o Espaço Dalí apresenta uma exposição permanente na qual são exibidas mais de 300 obras do mestre do surrealismo, dando especial atenção às suas esculturas e gravuras, entre as quais se destacam especialmente as esculturas das imagens mais surrealistas do artista, tais como “Elefante espacial” ou os “Relógios brandos”. Funciona todos os dias das 10h às 18h. A entrada custa 11,50 euros.

15. Museu nacional de história Natural – Fundado em 1793 durante a Revolução Francesa, o Museu Nacional de História Natural é um dos museus mais importantes da França. Seu acervo é composto por objetos que retratam o mundo da ciência, pesquisa, zoologia, botânica, geomorfologia, ecologia e etc. Ao todo são mais de 2 milhões de itens em exposição nos quatro espaços do Museu Nacional de História Natural. Funciona de de quarta a segunda, das 10h às 18h.

Quer conhecer esses museus? Vamos, eu te levo! A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.