A cidade de Rouen está localizada no noroeste da França, é a capital histórica da Normandia e encontra-se à apenas 135 km de distância da de Paris, tornando-se um dos principais destinos para um bate e volta. A cidade possui uma arquitetura colombage com várias casas de madeiras irregulares construídas em formatos e tamanhos diferentes além disso Rouen é regada de museus, obras arquitetônicas e pontos históricos.

Como em outras cidades europeias, Rouen possui características medievais, mas foi fundada na época do Império Romano. Por se localizar às margens do Rio Sena foi bastante cobiçada por diversos povos, o que gerou muitos conflitos. Mas um dos principais momentos históricos da cidade foi a morte de Joana D’arc uma importante heroína francesa.

 

Joana D’arc nasceu na região de Lorena e teve sua infância e adolescência marcadas pelo evento histórico da Guerra dos 100 anos (1337 – 1453) que foi uma série de conflitos entre o reino francês e inglês para o domínio da França. Aos 13 anos de idade a menina começou a ouvir vozes e ter visões que lhe confiariam à missão de libertar a França e entronar o verdadeiro rei Carlos VII.

De cabelo curto, vestida como um homem e com hábitos militares D’arc embarcou em várias missões em nome do rei Carlos VII, libertando várias cidades francesas do domínio inglês. Porém em 1430 Joana foi capturada e vendida para os ingleses, foi acusada de praticar feitiçarias, de ouvir vozes e utilizar roupas masculinas, desse modo, foi condenada à morte na fogueira e morreu em 1431 em Rouen.

A praça di Vieux Marché, foi o local onde ocorreu a morte da heroína francesa Joana d’Arc, no lugar onde ela foi queimada há uma estátua em tamanho real e uma cruz. A igreja Saint-Jeanne d’Arc, fica do lado da praça e é dedicada a Joana D’Arc (que foi santificada pela igreja católica). Com um estilo moderno, a arquitetura é inspirada nos traços de um barco invertido e das chamas que consumiram a santa, porém os lindos vitrais da igreja possuem um estilo medieval.

Do lado da igreja há a torre Jeanne d’Arc, a única parte que sobrou do antigo castelo onde D’arc ficou presa momentos antes da sua morte, é possível entrar na torre e ver objetos relacionados a vida e a fama da heroína.

Se ainda quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Joana, foi criado em 2015 o Historial de Joana d’Arc que reconta os momentos de seu julgamento, através de retroprojetores que mostram a história de maneira interativa, ficando muito mais claro entender como eram os julgamentos da época e por tudo que a santa passou.

Além dos lugares ligados a Joana D’arc ainda há muitos outros monumentos belíssimos na cidade como a Catedral Notre Dame de Rouen que foi construída no centro histórico da cidade, a catedral possui torres que chegam a medir 151 metros de altura. Grandiosa e bela é conhecida por ser paisagem de várias obras do pintor Monet que retratam a igreja em vários momentos do dia. No interior da igreja ainda há o coração de Carlos V, a capela da Virgem e o batistério.

O relógio Gros Horloge, marca registrada da cidade te fará sentir no XIV, além de marcar as horas o relógio ainda indica as fases da lua. É possível entrar na torre onde ele se encontra, no seu interior há uma exposição sobre a construção dele além de mostrar suas engrenagens. No topo da torre ainda dá para ter uma linda vista da cidade.

Outro ponto turístico para os amantes das artes é o Musée des Beaux-Arts, o museu possui diversas obras do impressionismo e classicismo, com 80 salas para exposição o lugar tem um acervo com pintores como Claude Monet, Caravaggio, Velásquez, Eugène Delacroix, Edgar Degas, Marcel Duchamp e Amadeu Mondigliani.

 

Em cada canto da França há uma história para se contar! Quer conhecer Rouen e outras cidades da França de uma forma inesquecível? Vamos, eu te levo!

 

Entre em contato para conhecer os pacotes exclusivos e roteiros sob medida para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33 615287367.