Das águas cintilantes do Mediterrâneo às planícies arenosas do Saara, Marrocos fascina e atrai viajantes há milhares de anos.

O Marrocos ou como é oficialmente chamado o Reino de Marrocos é um país soberano localizado na região do Magrebe, no norte da África. O país abriga inúmeras cidades bonitas, cada uma delas contribuindo para a paisagem e cultura únicas de Marrocos.

A partir de agora à simplesmente Paris além de fazer tour para seus clientes nas cidades de Paris, Londres, Amsterdam, Bruges, Roma, Lausanne, também vai começar a fazer tour em um dos países mais exóticos e fascinantes do globo o Marrocos! Cidades repletas de história, cultura, uma culinária inigualável e um povo hospitaleiro que fará da sua viagem um momento único e nós da Simplesmente Paris vamos lhe proporcionar uma viagem inesquecível.

 

Casablanca


Foto: Wikipedia

Casablanca, a maior cidade do Marrocos, é bastante conhecida como cenário colonial do filme romântico de 1942, mas a cidade de hoje não reflete exatamente aquele sentimento romancista.

Em vez disso, Casablanca é, atualmente, um importante centro financeiro e industrial do país.

A metrópole conta com uma arquitetura  inspirada em Marselha, com muitos exemplos de art déco e art nouveau espalhados nos bulevares da cidade.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Mesquita Hassan II, concluída em 1993, sendo a segunda maior mesquita do mundo e a única aberta aos não muçulmanos no Marrocos.

A Mesquita ostenta minaretes que ultrapassam os 210 metros e é riquíssima em detalhes nos mosaicos marroquinos.

Algumas outras atrações são o Le Corniche, um calçadão à beira do Atlântico, o Boulevard Mohammed V, com palmeiras de influência francesa, no coração de Casablanca, a Église du Sacré-Couer em estilo gótico-art déco que acolhe exposições de arte e concertos e o belo Cinema Rialto.

Marrakech

Foto: TripAdivisor

Para quem deseja vivenciar a beleza da história e da cultura marroquina, mas sem deixar de lado toda a modernidade da cultura ocidental, a cidade de Marrakech é a escolha ideal.

Marrakesh, uma antiga cidade imperial situada no oeste de Marrocos, é um importante centro econômico e conta com mesquitas, palácios e jardins.

A posição da cidade é parte integrante do comércio de mercadorias com o país, e seu foco no comércio moldou a cidade.

A Medina abriga escolas religiosas como a Madraça Bu Inania e a Madraça Attarine, ambas decoradas com elaboradas esculturas em cedro e azulejos ornamentados. No coração de sua Medina, fica o principal mercado da cidade, o Jemaa el-Fnaa. Nele você pode encontrar inúmeras coisas à venda, desde macacos a instrumentos musicais.

Outra atração que vale a pena conhecer na cidade é a icônica Mesquita Koutoubia, criada no século XII, ela é um símbolo da Marrakech antiga.

Os Jardins Majorelle oferecem um oásis da cidade e incluem plantas exóticas e fontes em azul cobalto.

 

Fez

Foto: Mirelle Tome

Localizada nas montanhas do Médio Atlas, a antiga cidade imperial de Fez serviu como capital do Marrocos até 1925 e agora é conhecida por suas delícias culturais e históricas.

Esta cidade ficou bastante conhecida no Brasil em 2001, pois lá foram gravadas as principais cenas da novela O Clone, que foi um recorde de audiência.

Foto: Acervo Pessoal

A cidade foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981, por sua Medina de Fes el-Bali, um lugar cheio de comerciantes que vendem especiarias aromáticas, sapatos coloridos e tapetes tradicionais.

Fez também é bastante conhecida por ter a Universidade de al-Qarawiyyin, agora a universidade em funcionamento mais antiga do mundo. Fundada em meados do século IX, quando as disciplinas fundamentais eram teologia, gramática e direito corânico.

Outra atração, conhecida bastante pela novela O Clone, é o Curtume de Chouwara. que abriga cerca de 300 poços circulares, onde artesãos tratam, curtem e tingem o couro de diversos animais, como cabra, ovelha, vaca e até camelo, da mesma forma como faziam há 800 anos atrás.

Meknes

Foto: TripZilla

Datada do século XI, a antiga cidade de Meknes já foi a capital do Marrocos imperial.

Segundo a história, o sultão da época desenvolveu a cidade, construindo muros altos e portas enormes para protegê-la, e criando edifícios elaborados e ornamentados em estilo mourisco-espanhol.

A cidade é ainda um dos muitos Patrimônios Mundiais da UNESCO de Marrocos, ganhando um lugar na lista por sua mistura distinta de estilos arquitetônicos, monumentos deslumbrantes e patrimônio bem preservado.

Um de seus principais monumentos é o Bab Mansour, construído em 1732, um portão imenso que fica de frente para a praça principal da medina, a Place Hedim. O portal é decorado com luxuosos enfeites, incluindo ladrilhos geométricos, inscrições e colunas de mármore, leva à antiga medina da cidade.

Um de seus pontos turísticos é o museu Dar Jamai, situado em uma das extremidades da Praça Place Hedim.

 

Merzouga


Foto: TripAdivisor

Merzouga é uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara no Marrocos.

Perto de Merzouga fica Erg Chebbi que significa “as dunas de areia” apesar do nome serem curiosamente as maiores dunas do país, com 250 metros de altura. As dunas atraem turistas de todo o mundo para incríveis experiências como excursões em camelos, circuitos 4×4, banhos de areias, entre outros.

Além disso, essa cidade guarda o fotogênico Aït Ben Haddou, uma antiga cidadela fortificada que inclusive já apareceu nos longas Jesus de Nazaré e Gladiador.

 

Chefchaouen

Foto: Wikipedia

Chefchaouen, também conhecido como El Aiún e Barraxe, é uma cidade e comuna do norte de Marrocos, situada nos contrafortes das montanhas do Rife.

Fundada em 1471, Chefchaouen é considerada um local sagrado por ali se encontrar o túmulo do santo padroeiro da região, o sufista Moulay Abdeslam Ben Mchich Alami.

A cidade é bastante conhecida também por ser a cidade do azul, com clima tranquilo e construções simples, se destaca por seus contrastes de cores, tendo sempre o azul como pano de fundo.

O local ganhou este tom azul através das mãos da comunidade judaica. O motivo das paredes pintadas ainda é bastante incerto, mas segundo as teorias foi pintado por reproduzir a visão do paraíso ou por ser a cor que tingia os objetos sagrados no Velho Testamento.

Vale a pena conhecer na cidade a Medina, lá você encontrará uma variedade de  lamparinas marroquinas, peças de couro, roupas e tapeçaria.

A cidade ainda é rica em tapeçaria, pois mistura a cultura berbere (as mais coloridas), judaica, de muçulmanos e de outras partes do mundo.

Outra atração da cidade é a praça Uta El-Hamman, onde está localizado o antigo Kasbah da cidade que hoje tornou-se museu, com uma boa coleção de artefatos históricos.

Entre eles estão ferramentas usadas por humanos na região durante a pré-história, artefatos gregos e romanos, de quando o norte do Marrocos foi ocupado pelo Império Romano, objetos da cidade romana de Volubilis, além de peças de joalheria local do século XVI.

Ouarzazate

Foto: Marrakech

Situada em uma cidade do sul de Marrocos, Ouarzazate é a porta de entrada para os exuberantes palmeiras do Vale do Draa e as imponentes dunas do Deserto do Saara, por isso é  popularmente apelidada de “porta do deserto”.

Ouarzazate agiu como um ponto de passagem para comerciantes africanos, no entanto, cresceu e se tornou uma grande guarnição na década de 1920 para supervisionar os interesses coloniais da França.

Depois que o protetorado francês foi embora na década de 1950, a indústria do cinema floresceu em Ouarzazate, dando-lhe o nome de ‘Oaullywood’ devido aos cenários exóticos que fornecia a locais como a Roma Antiga, Egito e Tibete.

Por sua semelhança com o Egito e Roma antiga, alguns dos maiores filmes foram rodados na cidade como A Múmia e Gladiador.

Além dos estúdios, a cidade ainda oferece ao turista a possibilidade de visitar o Museu do Cinema e a Kasbah de Taourirt.

O museu, inaugurado em 2007, foi uma iniciativa para preservar a memória cinematográfica de Ouarzazate e para promover o turismo na cidade.

 

Rabat

Foto: Kayak

Rabat é a capital do Marrocos e repousa nas margens do Rio Bu Regregue e do Oceano Atlântico. A cidade é conhecida por sua herança colonial islâmica e francesa.

A antiga medina é uma das cidades mais importantes do país, ela tem a cultura verdadeira do marrocos em todos os seus cantos.  Sendo considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2012, nela você encontra todos os produtos da terra marroquina,  e pode desfrutar o seu tempo para fazer ótimos negócios nos grandes souks.

O Palácio Real e a mesquita são os principais locais a não perder, construídos na melhor tradição da arquitetura islâmica.

Outra atração é a Torre Hassan, um minarete construído em 1195 e cercado por torres que chegam a 44 metros de altura, neste local estão os túmulos do rei Mohammed V e de seus filhos.

Na cidade conta com o mausoléu do rei Mohammed V e do rei Hassan II, respectivos avô e pai do atual rei do Marrocos, mas somente os mulçumanos podem visitar o mausoléu.

 

Tânger

Foto: Wikipedia

A cidade portuária marroquina está situada no Estreito de Gibraltar e é usada como ponto de passagem entre África e Europa desde os tempos dos fenícios.

Tânger tornou-se uma das cidades mais amadas do Marrocos e atraindo uma grande variedade de artistas e escritores.

A Medina de Tânger é um lugar bem animado, que une muitas lojas de produtos típicos de Marrocos, onde você pode encontrar de tudo, desde tecidos e jóias, até mesmo os famosos chás de hortelã e sucos de frutas.

Outra atração de Tânger é o Kasbah, uma cidadela cercada por muros, que está localizado no alto de uma colina, com algumas boas vistas do oceano.  Dentro do Kasbah fica o antigo palácio do sultão, construído no século XVII).  Atualmente ele é conhecido como Dar El Makhzen e agora é um museu que abriga bons exemplos de arte marroquina.

No extremo sul da Medina está a primeira propriedade adquirida no exterior pelos Estados Unidos.

Nesta área está localizado o The American Legation foi fundada neste edifício de estuque de estilo mouro em 1821 e está no Registro Nacional de Locais Históricos dos Estados Unidos.

O museu abriga documentos, fotografias, mapas, pinturas, além de uma sala dedicada a Paul Bowles e obras de Eugene Delacroix, Yves Saint Laurent e James McBeay.

 

Asilah

Foto: Le 360

Asilah é uma cidade do noroeste de Marrocos, que faz parte da prefeitura de Tânger-Arzila e da região de Tânger-Tetuão.

Com raízes que remontam ao século XVI, quando fazia parte da principal rota comercial dos fenícios, foi posteriormente capturada pelos portugueses antes de cair sob domínio marroquino no século XVII.

Asilah apresenta uma das medinas mais bem preservadas do Marrocos, que é toda cercada por muralhas.

Na medina você encontra a Torre Al Qamra, construída no início do século XVI, como marca da  arquitetura militar portuguesa em Asilah.

Você ainda pode encontrar pinturas belíssimas nos muros da cidade, muitos destes fazem parte do Festival Internacional de Artes de Asilah, que acontece todos os anos na cidade, desde 1978.

 

Essaouira

Foto: Marrocos.com

Essaouira antigamente chamada Mogador, é uma cidade da costa sudoeste de Marrocos, capital da província homónima, que faz parte da região Marrakech-Tensift-Al Haouz.

Afastada das grandes multidões de turistas, a cidade é uma jóia escondida com uma beleza natural deslumbrante.

A cidade é conhecida por seu porto movimentado, salpicado de barcos de madeira coloridos e pelo seu centro histórico declarado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Uma de suas principais atrações é o Skala du Port, uma antiga fortaleza que protegia o Castelo Real, a torre foi cenário de cenas da série Game of Thrones da HBO.

Além de toda cultura da cidade, Essaouira também conta com praias ótimas para a prática de windsurf e kitesurf, devido ao forte vento ‘alizee’.

 

Quer conhecer o Marrocos? Vamos eu te levo!

A Simplesmente Paris agora também oferece pacotes exclusivos para que você conheça o Marrocos de forma totalmente personalizada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!