Você já ouviu falar das galerias cobertas de Paris? Sobram motivos para você conhecer esses locais ‘escondidos’ pela cidade. As passagens cobertas – em francês galeries ou passages couverts – ficam entre edifícios, em vários pontos da cidade, interligando duas ou mais ruas de um mesmo quarteirão. Foram construídas no início de 1800 e durante muitos anos foram um importante elemento da vida social parisiense e até hoje conservam um charme especial.

Paris chegou a ter perto de 150 galerias. Atualmente, cerca de 20 resistem e permitem que a cidade tenha aquele jeitinho retrô onde o tempo passa quase desapercebido. As galerias mais bonitas e importantes podem ser visitadas sem muita complicação durante um passeio a pé no centro da cidade, sem ter que mudar muito a rota dos pontos turísticos. Abaixo listei as dez principais galerias que você não pode deixar de conhecer.

1-Galeria Véro-DodatConstruída em 1826 em estilo neoclássico, é uma das galerias mais bonitas de Paris. Fica no centro, perto do Louvre. Apesar de pequena, com apenas 80 metros, a galeria abriga lojas finas, bistrôs e galerias de arte com fachadas interessantes. Possui piso em mármore que cria um aspecto de profundidade. Em sua duas extremidades abriga duas marcas de luxo: Christian Louboutin e By Terry.

2- Passage du grand cerf – Um ano mais antiga  que a Véro-Dodat, a galeria surgiu em 1825 no local do Hotel du Grand Cerf, por isso leva o seu nome. Com uma altura de cerca de 12 metros, esta é a passagem mais importante de Paris. A sua arquitetura é imponente: piso em mármore, cúpula de vidro, detalhes em ferro e vitrines com molduras de madeira. A galeria fica bem perto da Rue Montorgueil, uma das mais famosas ruas gastronômicas de Paris. O seu foco é a produção e venda de artesanato.

3- Passage bourg l’abbe – A passagem du Bourg-l’Abbé fica entre a rua Saint-Denis e a rua de Palestro, entre a passage du Grand-Cerfe e a passage de l’Áncre. Construída em 1828, tem 47 metros de comprimento. Em sua entrada, se destaca um termômetro que informa a temperatura.

4-Galeria Colbert – Essa galeria tem a característica de não ter lojas nela. É propriedade da Biblioteca Nacional e abriga os Institutos de Patrimônio e da História da Arte. Lá você vai encontrar uma das mais tradicionais brasseries da cidade: a lindíssima Le Grand Colbert.

5-Galeria Vivienne – Construída em 1823 para ser a galeria mais bela e atraente de todas as passagens cobertas de Paris, a arquitetura desta galeria deixará você impressionado. não deixa nem um pouco a desejar. Projetada pelo arquiteto François Jean Delannoy totalmente em estilo neoclássico, tem seu chão coberto por mosaicos assinados pelo italiano Gian Domenico Facchina. A galeria é recoberta de elegantes vidraças, pinturas e esculturas características do século 19. É uma das galerias mais charmosas e visitadas da cidade e abriga principalmente lojas e restaurantes de luxo como por exemplo a famosa enoteca Legrand Filles et Fils.

6-Galeria Royal – A praça do Palais Royal fica bem no centro de Paris, ao lado do Museu do Louvre, uma das regiões mais turísticas da cidade. Nela fica o Palais Royal, construído originalmente para hospedar o Cardeal Richelieu, o palácio teve diversos usos ao longo do tempo. Em 1784 virou uma espécie de shopping center e hoje é a mais famosa e glamorosa das galerias de Paris. Com 176 metros e toda reformada, você vai encontrar dezenas de lojas de luxo, uma das melhores e mais tradicionais caves de vinho de Paris, a Legrand, e uma charmosa casa de chás.

7- Passage Cairo – Nomeada assim por conta da expedição de Napoleão ao Egito em 1798, a Passage du Caire concentra três galerias: Saint-Denis, Sainte-Foy e galeria do Cairo. Fica no quartier de Bonne-Nouvelle. É a passagem mais longa de Paris, com 360m de comprimento e 2,6 de largura. Foi construída em 1798 e hoje é ponto de encontro de profissionais da moda.

8- Passage Verdeau – Fica localizada na rue de la Grange-Batelière. Na verdade, é uma extensão das passagens Panoramas e Jouffroy. Sua arquitetura se destaca pela alta vidraçaria em forma de espinha de peixe e um design neoclássico refinado. No local, você vai encontrar diversos antiquários, o que torna a passagem favorita dos colecionadores, sobretudo de livros e cartões postais.

9- Passage Panorama – No 9˚ arrondissement de Paris é possível encontrar a mais antiga galeria de Paris, aberta em 1799. Com 133 metros, você vai encontrar dezenas de pequenos restaurantes, com suas mesas espalhadas pela passagem e uma multidão na hora do almoço. Além de restaurantes populares, há opções sofisticadas como o Café Stern ou Passage 53. Esta passagem foi inicialmente construída para facilitar o acesso do Palais-Royal ao Grands Boulevards, atraindo assim a clientela que não precisava se preocupar com a chuva.

10-Passage Jouffroy – Foi a primeira passagem construída em ferro e vidro. Fica em Montmartre e é muito conhecida por abrigar o museu de cera Grévin. No local há também uma livraria especializada em cinema. Além das belas lojas de doces que possui, tem um encanto especial que te faz pensar que voltou ao século XIX, na Paris da Belle Epóque. E ainda por cima era uma passagem que Frederich Chopin se utilizava para ir em direção a Sala Pleyel para dar concertos por volta de 1830 a 1840. Também é o local predileto das crianças por causa de suas lojinhas de brinquedos.

Quer conhecer essas passagens em Paris? Vamos, eu te levo! A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.