Champ-Elysées - Imagem por Frank R em Pixabay

Champ-Elysées – Imagem por Frank R em Pixabay

A Avenue des Champs-Élysées (Avenida dos Campos Elísios)  é uma prestigiada avenida de Paris, na França. Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia. Ela também é conhecida como “A avenida mais bela do mundo”. Com 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, ela começa na Place de la Concorde, junto ao Obelisco de Luxor, Museu do Louvre e Jardins das Tulherias. E termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo, localizado no meio de uma rotatória de Paris, que conecta a outras 12 avenidas.

Os primeiros projetos de construção de uma avenida em linha reta datam de 1667, e trata-se da própria Avenue des Champs-Élysées. Ela foi projetada pelo arquiteto Le Nôtre, sendo prolongada ao longo do século XVIII. Atualmente é o local dos grandes desfiles patrióticos da França, como por exemplo o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial. 

Estátua de Simon Bolivar - Imagem por Emmanuel Frémiet em Wikimedia Commons

Estátua de Simon Bolivar – Imagem por Emmanuel Frémiet em Wikimedia Commons

Segundo o site Tripadvisor, existem 47 paradas turísticas na avenida, entre estátuas e monumentos. Começando pelo Arco do Triunfo, seguido por La Tombe du Soldat Inconnuestátua de Winston Churchill, estátua de Georges Clemenceau, estátua do General de Gaulle, estátua Equestre De Simón Bolívar, Les Chevaux de Marly, estátua Equestre d’Albert 1er, monumento Adam Mickiewicz, monumento a homenagem à Komitas e muito mais. Além disso, agora em 2021 está acontecendo uma exposição ao ar livre de Philippe Geluck, chamada “O gato”, que ficará disponível até o mês de Junho deste ano. 

Ainda na Avenue des Champs-Élysées, você vai encontrar as marcas mais famosas e prestigiadas de Paris e do mundo, as mais consagradas e que causaram grande impacto na moda, entre elas está a loja de Christian Dior, Chanel, Givenchy, Balenciaga, Prada, Banana Republic, Jil Sander, Chloé, Eres, Barbara Bui e Louis Vuitton. Se você gosta de fazer boas compras, esse é o lugar ideal. 

Muito além das estátuas, monumentos e lojas, a Champs-Élysées tem mais de 200 restaurantes em suas proximidades, ao menos 7 pâtisseries, sendo a LaDurée a mais famosa delas e também conta com o famoso cabaret Lido, que tem apresentações exóticas. Como o show “Paris Merveilles”, que remonta aspectos da época da Art Nouveau, juntando-se com os símbolos de Paris e à alta costura, um espetáculo de tirar o fôlego. 

Casa Santos Dummont, Paris - Foto por Vinicíus Portellinha

Casa Santos Dummont, Paris – Foto por Vinicíus Portellinha

Uma das curiosidades dessa avenida é que um dos moradores mais ilustres que a frequentou foi Santos Dumont, que residia na Champs-Élysées nº 114. O Pai da Aviação morou na Cidade Luz durante 22 anos. Desde sua chegada a Paris, aos 19 anos, o brasileiro impressionou a França ao construir e pilotar vários balões dirigíveis. Outra grande personalidade icônica que morou na Avenida mais bela do mundo foi Esther Lachmann, mais conhecida como  La Paiva, foi a mais famosa das cortesãs francesas do século XIX. La Paiva manteve um notável salão literário no Hôtel de la Paiva, uma luxuosa mansão que se encontrava na avenida 25 des Champs Elysées

Quer conhecer mais sobre a Avenida mais bela do mundo? Vamos, eu te levo

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!