Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é a quinta maior cidade do país, fica a três horas de Paris e é a porta de entrada para uma das regiões vinícolas mais prestigiadas de toda a Europa. Capital da Aquitânia, uma das 22 regiões administrativas da França continental, a cidade tem 250 mil habitantes e hoje esbanja qualidade de vida com bulevares largos, parques públicos lindíssimos e transporte público completamente eficiente com um vasto sistema de bondes e de bicicletas compartilhadas.

Mas a cidade nem sempre foi esse sinônimo de modernidade. Durante anos, Bordeaux foi conhecida como ‘La Belle Endormie‘ (a Bela Adormecida), em referência ao aspecto sujo de suas fachadas, o trânsito desordenado e armazéns abandonados à beira do rio Garrone, que corta a cidade. Tudo mudou a partir de 1995, quando o ex-primeiro-ministro Alain Juppé, prefeito praticamente vitalício da cidade, iniciou uma grande reforma na cidade, deu nova vida às fachadas neoclássicas dos edifícios e modificou as margens do rio Garrone em belos parques. Resultado: em 2007, o centro da cidade virou Patrimônio Universal pela Unesco, com mais de 350 edifícios tombados.

Rio Garrone - Bordeaux

A cidade é cortada pelo rio Garrone e hoje é conhecida como a Pequena Paris

Hoje Bordeaux é conhecida como ‘La Perle d’Aquitaine‘ (A pérola da Aquitaine) e, principalmente, como ‘Petite Paris‘ (Pequena Paris). A cidade é realmente acolhedora com destaque para a arquitetura de pedra calcária do século 18, uma das grandes maravilhas arquitetônicas do mundo. Para completar o pacote de beleza dessa cidade, encontramos nos arredores os vinhedos e os castelos que produzem um dos melhores vinhos do mundo. Se você é um admirador de vinhos, não pode deixar de visitar a cidade.

Não faltam atrações interessantes para se conhecer no centro da cidade. Para começar, vale uma visita a Casa da Opéra National de Bordeaux, belo prédio de 1780 com arquitetura neoclássica e suas colunas decoradas com as deusas Juno, Minerva e Vênus. Além disso, a sua escadaria central inspirou Charles Garnier a desenhar a da Ópera Garnier, em Paris. Na sequência, uma passada rápida pela praça de Quincunces, uma das maiores da Europa e que foi construída em homenagem aos girondinos (grupo político francês) que faleceram durante a Revolução Francesa. Para continuar no contexto histórico, vale uma visita ao Grosse Cloche (Grande Sino), um dos campanários mais antigos da França e a porta de entrada tradicional da cidade.

Praça da Bolsa

A praça da Bolsa tem o maior espelho d’água do mundo. Um atração à parte

O que não pode faltar no tour por Bordeaux é a famosa praça da Bolsa, praça em forma de ferradura onde está o antigo prédio da bolsa, que foi construída para o rei Luís XV em 1755 como um símbolo de prosperidade da cidade na época. Em frente à praça, em 2006, foi construído o Miroir d’Eau, o maior espelho d’água do mundo que foi projetado pelo arquiteto Michel Corajou para simbolizar essa nova fase da cidade.

La Cité du Vin

La Cité du Vin, moderno museu do vinho em Bordeaux

Para começar a imersão no mundo dos vinhos de Bordeaux, você pode começar pelo centro da cidade mesmo. É interessante conhecer o La Cité du Vin, museu inaugurado em 2016 que traz, entre as suas atrações, uma série de salas com paredes espelhadas que abrigam degustações e workshops sobre a bebida, muita interatividade e uma galeria de arte.

Chegou a hora de conhecer o mar de vinhedos que cercam a cidade e os seus tradicionais Châteaux (como são chamadas as vinícolas, ainda que nem todas sejam castelos, como a palavra sugere). Bordeaux carrega a fama de produzir vinhos muito elegantes, longevos, encorpados e classudos. As variedades de uva cultivadas em Bordeaux são, principalmente, as castas tintas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e, no espectro das uvas brancas, as mais comuns são Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle. Alguns vinhos da região encontram-se entre os exemplares mais caros do mundo.  Vale a pena visitar os Châteaux e provar os sabores únicos da região. Você irá se encantar e, provavelmente, voltar para casa com vários exemplares na bagagem.

Saint-Émilion

Saint-Émilion é um pequeno vilarejo medieval que fica nas proximidades de Bordeaux. Vale a pena o passeio!

VILA MEDIEVAL – Um bônus para quem vai visitar Bordeaux é conhecer a encantadora vila de Saint-Émilion, que fica a 40km da cidade.  É um pequeno vilarejo medieval, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco. Erguida sobre colinas, a vila é divida entre partes “alta” e “baixa”, ligadas por ruas estreitas com calçamento de pedra que dá todo o charme para o local. A principal atração do centro histórico é o complexo subterrâneo. Saint-Émilion está localizado sobre um solo de calcário, que foi extraído por habitantes entre o século 9 e 19 e utilizado na construção das casas e até da antiga muralha da cidade. Embaixo, encontramos mais de 200km de galerias subterrâneas. Ao redor do pequeno centro histórico, encontramos mais vinícolas que produzem 3,5 milhões de garrafas por ano.

Quer conhecer Bordeaux e a cidade medieval de Saint Emilion? Vamos, eu te levo! A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.