O Palais-Royal é um palácio e jardim localizado no 1º arrondissement de Paris, a poucos passos do Louvre. O monumento foi palco de importantes eventos, principalmente durante o período monárquico, atualmente o monumento é bastante visitado e conhecido pelo seu tranquilo jardim rodeado por três galerias de arcadas.

O Palais Royal, antigo Palais Cardinal, foi construído pelo arquiteto Jacques Lemercier, para o Cardeal Richelieu entre os anos de 1629 e 1639. Após a morte do Cardeal o palácio tornou-se propriedade da realeza e seu nome foi modificado para Palais Royal.

Em 1636 o palácio serviu de residência para o Luís XIII, no ano seguinte o rei morreu e o palácio foi confiado à rainha Ana da Áustria, que residia ali com o seu conselheiro cardeal Mazarin e seus filhos,  Luís XIV (futuro Rei Sol) e Philippe d’Orleans.

Luís XIV morou nele durante sua infância. Mais tarde, quando mudou-se para o Louvre (na época residência real), instalou no palácio sua filha, Henriette d’Angleterre.

Pouco antes da Revolução Francesa, Palais Royal passou para Louis-Philippe, duque de Orléans, mais tarde conhecido como Philippe-Egalitié , que foi regente da França de 1715 a 1723, um homem famoso por ser mulherengo e com pouco dinheiro.

Em 1781, o duque, encomendou ao arquiteto Victor Louis a ampliação do palácio e a renovação do jardim, construindo apartamentos em cima das arcadas, em três lados do jardim, com galerias e lojas ao nível do solo. O arquiteto redesenhou a vista em perspectiva do jardim, a fim de incluí-lo com colunatas regulares alinhadas com arcadas.

Com isso, Philippe-Egalitié abriu o Jardim do Palais Royal para o público, desse modo, o local tornou-se perfeito para encontros de escritores, filósofos, intelectuais e artistas de todo gênero, além de proporcionar uma liberdade muito grande, a ponto de tornar-se o ponto de encontro mais popular da cidade.

Durante a Revolução Francesa, o Palais Royal foi renomeado temporariamente como Palais de l’Égalité, Palácio da Igualdade. Nesse período o Palais Royal foi um centro de agitação política, já que foi lá que Camille Desmoulins fez seu famoso discurso contra a monarquia em 13 de julho de 1789, véspera da tomada da Bastilha.

Até 1801, as lojas construídas pelo príncipe foram usadas para jogatinas e bordéis. A festança só acabou quando o palácio foi ocupado pelo Tribunal, pela Bolsa e por outros órgãos públicos.

Após a Revolução, o palácio recuperou seu lugar no centro da vida social de Paris e os cafés mais populares foram encontrados ao seu redor.

Atualmente o palácio é o lar do Conselho Constitucional da França e do Ministério da Cultura. Os jardins permanecem abertos ao público e são um ótimo lugar para realizar um piquenique.

No lado sul do jardim está a famosa intervenção moderna do artista francês Daniel Buren, Les Colonnes de Buren, que foi fortemente criticada à época da instalação por contrastar com a arquitetura clássica do palácio.

Os jardins e galerias permanecem abertos ao público e o local tornou-se um ótimo lugar para realizar um piquenique, dependendo da época do ano, é possível ver uma variedade incrível de espécies de plantas.

As galerias de Philippe Égalité também são ótimos lugares para passear,  com  lojas bastante originais, onde se vendem, por exemplo, coleções inteiras de soldadinhos de chumbo e medalhas militares.

Próximo ao Palais Royal ainda encontra-se cafés e restaurantes clássicos como Le Nemours, entre o Louvre e o Palais-Royal, com um terraço sombreado por colunas. O Café Kitsuné de influência japonesa, serve matcha lattes, café e bolos com vista para os jardins.

O sofisticado restaurante francês Le Grand Véfour é perfeito para uma ocasião especial, com o  interior ornamentado, o primeiro grande restaurante de Paris atrai visitantes há 200 anos.

Conheça Paris!

Quer conhecer o Palais Royal e outros lugares incríveis de Paris?  Vamos eu te levo!

A Simplesmente Paris possui pacotes exclusivos para que você conheça esses e outros destinos incríveis na França de forma personalizada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!