Um dos passeios pedidos por meus clientes foi conhecer as Caves Moët & Chandon, então preparei um dia de visita exclusivo pelo lugar. Considerado o lugar mais famoso em relação a Champanhe a Moët & Chandon fica localizada em Épernay, uma das cidades Champanhe–Ardenha ao norte da França. A região é bastante conhecida por possuir uma combinação entre o solo e o clima que propiciam o plantio de uvas certas para a produção de vinho espumante.

A empresa que inicialmente se chamava Moët et Cie, foi criada em 1743 por Claude Moët descendente de uma família tradicional na comercialização de vinhos, na cidade de Épernay. O espumante era tão bom que logo se tornou conhecido e popularizado entre a corte francesa, sendo experimentado por muitos reis e rainhas da região. Em 1832 a administração foi passada de Claude a seu filho Victor Moët e ao genro Pierre-Gabriel Chandon, a partir dali nasceu a união entre Moët & Chandon.

Hoje em dia a marca faz parte do grupo LVMH, uma gigantesca holding francesa especializada em artigos de luxo e, que também é dona de marcas como Louis Vuitton e Sephora. Mas a Moët & Chandon ainda está instalada na antiga residência da família e mantém características da arquitetura utilizada desde a sua criação, que foi inspirada no Petit Trianon de Versalhes.

As caves possuem 28 km de extensão, chegando até a 30 metros abaixo do solo, o local possui túneis de diversos níveis que ajudam através da temperatura a manter o frescor e a umidade necessários para o amadurecimento dos produtos. As visitas são todas guiadas por alguém da própria loja, que durante o passeio vai tirando dúvidas e explicando todo o processo de criação, é importante ir bem agasalhado porque as temperaturas no local são entre 10° a 12° graus.

No passeio conhecemos cada processo da criação da bebida, desde o assemblage do champanhe, o ponto central da produção, a formação das bolhas e a Remuage, em que as garrafas são colocadas em estantes de madeira inclinadas. Lá está também o histórico barril de carvalho que Napoleão Bonaparte ganhou de seu amigo Jean-Remy Moët, segundo lendas o barril foi usado em uma festa que durou dois dias.

No final do passeio vem a melhor parte, a degustação dos champanhes, no qual percebemos através do paladar as principais características deste vinho borbulhante. É uma delícia degustar estes maravilhosos champanhes.

Quer conhecer as Caves Moët & Chandon? Vamos eu te levo A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367