The Matterhorn. Foto: Joshua Earle

Se você é daquelas pessoas que amam história, arquitetura e uma boa comida, você precisa conhecer a Suíça. Um dos mais belos países do velho mundo, a Suíça é conhecida por seus queijos, chocolates e pelos Alpes Suíços. Com os verões mais amenos e com invernos rigorosos, o país consegue ser uma excelente escolha para roteiros turísticos todas as épocas do ano, e você pode contar com o apoio da Simplesmente Paris para fazer um tour inesquecível nas cidades que vamos citar abaixo.

A Suíça é dividida em três regiões devido a influência de países vizinhos e suas fronteiras idiomáticas. São elas a Suíça Alemã, a Suíça Francesa e a Suíça Italiana.

Suíça Francesa

Genebra

Lago Genebra. Foto: Pierre-André Doriot

Rica em roteiros turísticos, Genebra é a segunda maior cidade da Suíça. Conhecida mundialmente por celebrar vários acordos que culminaram na paz mundial em diversas ocasiões. A Cidade da Paz, como também é conhecida, abriga vários escritórios de organizações internacionais, como a Cruz Vermelha, a ONU e a Unesco. Se você gosta de estar por dentro das movimentações políticas mundiais, a Suíça pode estar facilmente entre as cidades do seu planejamento de viagem.

Palácio das Nações Unidas. Foto: Wikimidia Commons

Genebra também é rica em cultura e gastronomia. Tem ao menos 10 restaurantes com pelo menos uma estrela Michelin, o acelerador de partículas – CERN, o Muro dos Reformadores no Parque dos Bastiões e muito mais.

Muro dos Reformadores

Muro dos Reformadores Foto: Egor Myznik

Vale a pena considerar dar uma visitada em Genebra e se deliciar com seus queijos, chocolates, fondue, neve e montanhas.

Montreux

Visitar Montreux pode ser uma experiência incrível. A cidade tem uma das maiores atrações musicais sobre o Jazz: o Montreux Jazz Festival. Normalmente acontece nos meses de Junho e Julho.

Montreux Jazz Festival. Foto: La Polo

Quem é fã de rock vai se amarrar no Museu do Queen. Lá você vai encontrar os ingressos dos shows ao longo da história da banda, figurinos, rascunhos das letras compostas pelos membros da banda e até o local onde Freddie Mercury gravou seu último vocal. Uma atração extremamente imersiva na história da banda.

Museu do Queen. Fonte: ourswissexperience

Mas se você gosta de contemplar a natureza, fazer passeios a pé e a barco, visitar o Lago Léman, andar pelos corredores do castelo Château du Chillon ou visitar a cidade de Chateau d`Oex, que fica ao pé dos Alpes Suíços, serão ótimos destinos para você aproveitar o melhor dessa cidade.

Lausanne

Lausanne. Foto: myswitzerland

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a Cidade Olímpica, Lausanne tem em sua essência a prática desportiva bem desenvolvida. O clima agradável e o histórico da cidade envolvido com o esporte, nos impulsiona a fazer longas caminhadas para conhecer a cidade.

Museu Olímpico. Foto: ourswissexperience

O Lago Léman, a Catedral de Lausanne e todos os parques fazem valer a pena cada passo dado nessa cidade. Mas não se preocupe se estiver cansado e precisar voltar para o hotel, Lausanne conta com um sistema de metrô que contém 15 estações. Você pode ir para qualquer lugar.

Vevey

A cidade de Vevey tem em suas raízes a paixão pela produção de vinhos, com a região de Lavaux sendo patrimônio da Unesco. Ela oferece uma diversidade de atividades envolvendo vinhos e muita comida, como por exemplo o Mercado de Vevey, que em Julho e Agosto os produtores locais oferecem uma taça de vinho de graça e depois ao pagar por outra você pode beber à vontade.

Mercado de Vevey. Foto: region-du-leman

As margens do Lago Genebra, também conhecido como Léman, localiza-se a mansão do comediante Charlie Chaplin, onde você pode conhecer mais da história, da vida e curiosidade sobre os sets de filmagem no museu que leva seu nome. Você encontrará ainda vários personagens e pessoas importantes em esculturas de cera que fizeram parte ou que inspiraram o ícone do cinema mudo.

Estátua do Charlie Chaplin. Foto: photosforyou.

Suíça Alemã

Zurique

Foto: Ricardo Gomez Angel

A cidade mais populosa da Suíça conta com uma vida noturna mais agitada que as demais cidades, tem o maior aeroporto, as melhores universidades, parques e passeios fora da rota do turismo, que por sinal, são de tirar o fôlego.

Você pode ir a Rapperswill, que fica na extremidade do Lago Zurique, visitar o Museu da Fifa e, também, a Fábrica de Chocolate da Lindt.

Museu da Fifa. Foto: fifamuseum

Berna

Berna. Foto: Melina Kiefer

A cidade de Berna é a capital política do país dos Alpes. Tombada como patrimônio mundial da Unesco, abriga mais de 6 km de arcada e tem um dos maiores calçadões de compras cobertos de toda a Europa.

Arcada de Berna. Foto: myswitzerland.

Por se tratar de uma cidade pequena, que comporta uma média de 130 mil habitantes, vale considerar passar um dia inteiro nessa cidade para aproveitar todas as suas belezas, que vão de visitação aos parques e passeios de bicicleta , até andar pelos museus, catedrais, fontes e relógios da cidade. Como por exemplo o Museu do Einstein, O Parque dos Ursos e até o próprio Parlamento Suíço.

Basiléia (Basel)

Foto: Albrecht Fietz

Basiléia é a cidade ideal para aqueles turistas que são apaixonados por arte. Também conhecida como a capital cultural da Suíça, esse destino turístico conta com mais de 40 museus.

Arte Basel. Foto: wikimidia commons

Uma das cidades universitárias mais antigas da Suíça, tem diversas atividades às margens do Rio Reno e divide fronteira com 2 países: França e Alemanha. Quem visita a cidade de Basiléia dificilmente se arrepende.
Essa cidade é um ponto estratégico para quem quer desvendar os mistérios, culturas e cidades da Europa.

Devido a sua localização privilegiada e o Euroaeroporto de Basel, a partida para outros destinos é bastante facilitada, ainda mais por comportar companhias aéreas low cost. Um verdadeiro sonho para qualquer explorador.

Suíça Italiana

Lugano

Foto: Santiago Imperatrice

A maior cidade da Suíça Italiano, Lugano é banhada pelo lago de mesmo nome, que é um dos cartões postais da cidade. Se você gosta de passeios a barco e a caiaque, vai se impressionar com a experiência de navegar e contemplar paisagens cinematográficas desse lugar.

O clima, os parques e as vilas às margens do lago tornam a visita nesta cidade indispensável. Andar pela Estação de Trem, no Parque Cívico, no centro histórico e no museu Lugano Arte e Cultura farão você querer ficar.

Museu Lugano. Foto: Wikimedia Commons

Existem coisas que não podem ser simplesmente descritas, mas precisam ser vividas. E é por isso que eu te convido a fazer o seu roteiro turístico da sua próxima viagem com a Simplesmente Paris.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!

Quer conhecer a Suíça? Vamos, eu te levo!