A Itália é o país que abriga o maior número de patrimônios históricos e artísticos. Segundo a Unesco, há mais de 3.000 museus distribuídos por todo território italiano, além disso, existem 53 lugares, entre igrejas, parques, vulcões, edifícios, montanhas, quarteirões, sítios arqueológicos e até cidades inteiras para você visitar e ter experiências inesquecíveis. 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo inteiro está na Itália. Se você almeja imergir na história do mundo, certamente você precisa passar pelo país das massas e dos antigos mestres renascentistas.
A Simplesmente Paris te convida a conhecer algumas dessas cidades nesse post, pois são exatamente nessas cidades que fazemos tour com nossos clientes e esse artigo servirá para planejarmos juntos a sua próxima viagem para à Itália.
Roma
Uma das cidades mais conhecidas do planeta, tem seu nome gravado na história por ser palco de muitos eventos importantes ao longo da história da humanidade e, por esse motivo, ela é tão queridinha pelos turistas de todo mundo.

Coliseu – Roma, Itália – Foto de Davi Pimentel no Pexels
Chegando em Roma você conhecerá de perto o Coliseu, onde aconteciam várias batalhas de cavaleiros e com animais, também conhecerá o Panteão, uma incrível obra arquitetônica do período romano e a Fontana di Trevi, uma das construções mais ambiciosas no estilo barroco que encontra-se em em Roma, na Itália. Além de tudo isso, tem o Vaticano, o menor país do mundo, sendo considerado uma cidade estado. Principal ponto turístico para quem pratica o turismo religioso.

Fontana di Trevi – Roma, Itália – Foto por Cristina Gottardi no Unsplash
Os patrimônios históricos nessa cidade são incontáveis, faça seu planejamento com a Simplesmente Paris para encontrar o melhor roteiro turístico para você e sua família.
Florença
Esta cidade é considerada o berço do Renascimento italiano e uma das mais belas cidades do mundo. Os edifícios e esculturas em todos os lados mostram que Florença é na verdade um museu ao ar livre. Uma cidade com ampla variedade de roteiros turísticos, para todos os gostos, principalmente para quem aprecia restaurantes, jardins, museus, arquitetura e muito mais.
Para os apaixonados de arte, visitar Galleria Degli Uffizi é uma ótima oportunidade de apreciar as obras dos maiores artistas do Renascentistas, como as obras de Michelangelo, Tiziano, Durer, Rubens, Leonardo Da Vinci, Rafael e Botticelli. Além disso, as obras ficam disponíveis em ordem cronológica por ordem e estilo, para aqueles entusiastas da história da arte é indispensável incluir no roteiro uma visita à Galleria.
A Catedral de Santa Maria del Fiore, também conhecida como Duomo de Florença, é sem dúvida um dos prédios mais interessantes de Florença. Famosa por sua cúpula Brunelleschi e a torre do sino de Giotto, a catedral é uma das obras de arte gótica do período Renascentista Italiano. Sem dúvida, ela tem parte fundamental na história da arquitetura.

Duomo de Florença – Foto por Andrea Corsi no Pixabay
Piazza Michelangelo ou Praça de Michelangelo, é uma excelente oportunidade de apreciar a vista maravilhosa de Florença do alto. A partir deste local é possível enxergar o rio Arno e os monumentos históricos espalhados pela cidade, um lugar de tirar o fôlego.
Piazza della Repubblica fica no centro de Florença, coração da cidade. O que mais chama atenção nesse lugar é o seu super arco imponente que foi feito por Giovanni Battista Foggini e leva o nome de Arco da Abundância.
A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval que fica sobre o rio Arno, em Florença, Itália. É famosa por suas muitas joalharias, ourivesarias e também por ser a ponte de pedra mais antiga da Europa. Uma curiosidade sobre essa ponte é que existe uma tradição, onde casais que frequentam a ponte levam um cadeado, colocam seus nomes e deixam na ponte como um sinal de amor eterno. É muito romântico.

Florença, Itália – Foto por Rolanas Valionis no Pixabay
Lucca
Lucca é famosa pela muralha bem preservada que circunda o centro histórico e suas ruas de paralelepípedos, também comporta algumas igrejas que datam do período renascentista e há vários restaurantes e gelaterias para você aproveitar o melhor da gastronomia local.
A muralha de Lucca, a atração mais famosa da cidade, tem cerca de 5 km de comprimento e é a maior parede protetora construída durante o Renascimento, oferece excelentes vistas sobre o centro histórico de Lucca. Além da magnífica vista da cidade, existe um grande parque com ciclovias, bancos e belas árvores, ideal para quem gosta de desfrutar os passeios com mais calma.

Muralha de Lucca – Foto por Elias Rovielo no Flickr
Desde tempos remotos, o centro histórico da cidade de Lucca possui belos monumentos católicos. Entre elas estão a Chiesa di San Michele in Foro , a Catedral de San Martino e a Catedral de San Frediano. Se você gosta de Igrejas, nós teremos muitos lugares para incluir no seu roteiro turístico. A cidade de Lucca tem mais de 100 igrejas.
Pisa
A cidade da torre inclinada tem uma vantagem referente às outras cidades, com apenas um dia, nós conseguimos levar você a apreciar até 5 monumentos históricos na cidade, sendo eles a Torre de Pisa, o Battistero di San Giovanni, Campo dei Miracoli, Catedral de Pisa e o Camposanto Monumentale.

Pisa – Foto por Wikimedia Commons
Mas se você quer saber mais sobre a cidade de Pisa, podemos ir ao Palazzo Blu, é uma ótima escolha, com uma exposição artística permanente sobre detalhes da cidades, você pode ver através das obras de arte a perspectiva de como os pisanos enxergam a cidade.
Já para experimentar um pouco de como vive um morador local, nós podemos te levar a conhecer a Borgo Stretto, é onde se concentram restaurantes, bares, cafés e lojas, todos localizados em arcos medievais e edifícios típicos dos séculos XIV a XV. Também possui uma feira livre frequentada por moradores. Ótimo lugar pra fazer amigos.

Borgo Stretto – Foto por Wikimedia Commons
Veneza
A cidade flutuante, como também é conhecida Veneza, foi construída sobre 117 ilhas, que são ligadas por pontes. Fica localizada na pantanosa Lagoa de Veneza. Essa cidade sobre as águas é conhecida por sua arquitetura e obras de arte.
Uma das atrações dessa cidade é a Basílica de São Marcos. Ela impressiona por sua arquitetura que data da época do período bizantino, está situada em Veneza há mais de 1000 anos e é um conjunto de 4 igrejas anteriores que formam uma cruz grega. A Praça de São Marcos também não deixa a desejar, um espaço aberto com estruturas arqueadas em todas as laterais do seu espaço “quadrado”. No entorno da praça estão situados vários bares e restaurantes, onde podemos desfrutar de boas bebidas e comidas enquanto se vê o movimento dos turistas pela praça.

Basilica de São Marcos – Foto por Wolfgang no Pexels.
Os canais de Veneza também são uma atração ímpar, a cidade lagoa tem uma atmosfera romântica e, navegar por seus canais torna a visita a cidade muito mais interessante.

Canal de Veneza – Foto de Emily Geibel no Pexels.
Siena
A cidade de Siena é conhecida pelas suas construções medievais, uma cidade rica em história e arte, chama a atenção também pelas suas fortes tradições, sendo uma delas em relação aos bairros e subdivisões. Mas há algo que é imprescindível para se vivenciar, o famoso Palio de Siena. É uma tradicional corrida de cavalos que acontece desde o século XIII, nos dias 2 de Julho e 16 de Agosto.

Palio di Siena – Foto pode Wikimedia Commons.
Outro lugar que pode ser incluído no seu roteiro turístico é a Basílica de São Domingo. Construída no século XIII, tem características do período gótico e tem várias atrações, com várias obras de arte, como a cabeça e dedo mumificados de Santa Catarina, bandeiras que representam a cidade e outras diversidades.

Basilica de São Domingo – Foto por Wikimedia Commons.
Assis
Cidade natal de São Francisco(1181-1226), um dos santos padroeiros da Itália e criador da Ordem dos Franciscanos. Assis é uma cidade que atrai fiéis do mundo inteiro, graças ao patrimônio histórico, artístico e arqueológico.
Começando pela Basílica de São Francisco, ela é dividida em duas partes, a Basílica superior e a Basílica inferior, além da cripta onde está sepultado São Francisco. Por sua complexa arquitetura, foi tombada como patrimônio cultural mundial pela Unesco. É, sem dúvida, a maior atração da cidade de Assis.

Basílica de São Francisco – Imagem de Sebastiano Iervolino por Pixabay.
O Templo de Minerva é uma ótima parada, além de apreciar a arquitetura de uma construção que data do século I a.C, você pode aproveitar um almoço com ingredientes típicos da região enquanto observa o monumento.
Podemos incluir no seu roteiro turístico uma visita a Catedral de São Rufino, dizem que São Francisco e Santa Clara foram batizados lá.

Catedral de San Rufino – Foto por Wikimedia Commons.
Nápoles
Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, atrás de Roma e Milão. É famosa por sua história, música, charme natural e também por ser o berço da pizza. O centro histórico de Nápoles é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Uma das atrações fortes em Nápoles é o fácil acesso a 4 castelos espalhados pela região, e um dos mais famosos na cidade é o Castelo do Ovo, Castelo do Capuano, Castelo Novo e Castelo de San Telmo (Castel Sant’Elmo).

Castelo do Ovo – Foto por Wikimedia Commons.
A Praça do Plebiscito e o Palazzo Reale são atrações imperdíveis. O Palácio é admirado pelas suas escadarias elaboradas e pelo estilo da construção e, a partir da Praça, nós conseguimos ter acesso a várias construções importantes de Nápoles.

Palacio Real de Napoles – Foto por Wikimedia Commons.
Pompéia
O vasto sítio arqueológico, no sul da Itália, Pompéia é uma antiga cidade romana que foi soterrada por cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio em 79 d.C. Por causa desse ocorrido, a cidade inteira conseguiu passar através dos séculos com um alto nível de preservação.
Um dos lugares mais visitados na antiga cidade romana é a Casa do Fauno, uma casa construída no século II a.C. e está entre as mais impressionantes de Pompéia, além de conter obras de arte incríveis, a Casa do Fauno reflete o período histórico melhor do que qualquer evidência arqueológica encontrada na própria Roma.

Casa do Fauno – Foto por Wikimedia Commons.
Pompéia também conta com um “Coliseu”, chamado de Anfiteatro de Pompéia, é um dos mais antigos do gênero, datado de 80 a.C, conseguia comportar uma média de 20.000 pessoas. Seu uso era mais comum para batalha de gladiadores e luta contra animais ferozes.

Anfiteatro de Pompéia – Foto por Wikimedia Commons.
Além desses passeios, a antiga cidade romana de Pompéia tem uma infinidade de atrações. Se você tem uma paixão por história, pelo passado e pelas artes antigas, podemos incluir várias paradas na nossa visita a cidade de Pompéia. Além disso, contarei a história de tudo a você.
Sorrento
Situada no topo de um penhasco, Sorrento é agraciada com uma das vistas mais bonitas da Itália, com sua vasta paisagem aquática e montanhosa. Também conta com um centro cultural incrível e bem preservado.
Para quem gosta de água, existem dois lugares para incluirmos em suas visitas a Sorrento, sendo eles a Bagni Della Regina Giovanna, uma piscina natural, separada do mar por um arco natural e leva o nome da antiga Rainha de Nápoles, Giovanna d’Angiò. E Marina Grande, um porto de pesca tradicional que é local de partida para muitos passeios.

Marina Grande – Imagem de Emphyrio por Pixabay
Não podemos esquecer da Piazza Tasso, um dos locais mais famosos da cidade, um centro comercial que mistura a atualidade com a antiguidade. De lá nós conseguimos acessar outros pontos turísticos como o Palazzo Correale, a igreja barroca de Santa Maria del Carmine e a estátua de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Piazza Tasso – Foto por Wikimedia Commons
Tivoli
A pequena cidade de Tivoli, que fica a menos de uma hora de Roma, é conhecida pelas suas pequenas vilas, criadas para receber grandes personalidades de diferentes épocas, sendo a mais conhecida delas a Villa Adriana, construída no século II pelo imperador Adriano.

Villa Adriana – Foto por Wikimedia Commons
A Villa d’Este, iniciada pelo cardeal Hipólito II d’Este, é desde 2001 um patrimônio mundial da UNESCO. É considerada uma obra-prima da arquitetura e pelo desenho de seu jardim.

Villa d’Este – Imagem de lapping por Pixabay.
A Villa Gregoriana é um parque constituído por densas florestas e os trilhos florestais conduzem diretamente às grutas de Neptuno e Sereias, que fazem parte de um conjunto de desfiladeiros e cascatas, e também de grandes quedas de água.

Villa Gregoriana – Foto por Wikimedia Commons
Se você leu todas as nossas dicas para visitarmos essas cidades encantadoras e se você já estiver animado para começar a planejar a sua viagem para a Itália, a Simplesmente Paris oferece roteiros turísticos para você, faremos um Walking tour exclusivo para você e sua família aproveitarem o máximo que a Itália tem para oferecer!
Eu, Sammya Cury, tenho descendência italiana, meu pai era italiano e morei em 2014 em Florença, fique tranquilo, falo italiano e você estará em boas mãos fazendo tour comigo nessas cidades!
Quer conhecer a Itália? Vamos, eu te levo!
Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367 e faça sua reserva!
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.