Na França, o Art Nouveau afeta principalmente objetos de arquitetura e decoração de interiores, como móveis e copos.
Representantes de estilo (Louis Majorelle, Émile Gallé, René Lalique, Eugène Grasset …) se destacaram particularmente durante a exposição universal de 1900.
O Art Nouveau é caracterizado pela criatividade, pela presença de ritmos, cores, ornamentos inspirados em árvores, flores, insetos, animais e que introduzem sensibilidade na decoração do dia a dia. É também uma arte total, no sentido em que ocupa todo o espaço disponível para montar um universo pessoal considerado favorável ao desenvolvimento do homem moderno no início do século XX. Na França, o Art Nouveau foi chamado de “estilo de macarrão” por seus detratores, devido às suas formas arabescas características, ou mesmo “estilo Guimard”, devido às entradas do metrô parisiense feitas em 1900 por Hector Guimard.
Como o estilo apareceu no início da década de 1890, podemos considerar que, a partir de 1905, o Art Nouveau já havia dado o melhor de si e que seu pico foi atingido.
Quer conhecer a arquitetura, as pinturas e os móveis desse que foi um dos mais importantes estilos na França e principalmente em Paris?
Vamos, eu te levo!