Você sabia que o imperador Napoleão Bonaparte contribui muito para o embelezamento de Paris? Pois é, além de monumentos com uma arquitetura fantástica ele também construiu obras de infra estrutura cruciais para a cidade.
No campo da cultura, das artes e da arquitetura, em particular, a política de Napoleão Bonaparte é muito ativa e muito proveitosa. Sob o Primeiro Império, o papel da arquitetura, pintura e escultura era servir a glória de Napoleão, a glória do Império.
Napoleão organiza o país criando muitas instituições (o Senado, o Banco da França, a Câmara de Comércio, o Tribunal de Contas, mas também as escolas secundárias e o bacharelado), vê a cultura em geral como um instrumento político.
Como muitos de seus antecessores, Napoleão foi glorificado por escultores e pintores. A partir de 1799, a efígie napoleônica foi amplamente explorada: estátuas, estatuetas, medalhas e pinturas públicas nasceram em oficinas de artistas. Fascinado pela Roma imperial que queria reviver, empreendeu a construção de monumentos que marcam para sempre a face de Paris. Nesse contexto, lembremos a coluna do Grande Armée, erguida no meio da atual Place Vendôme, feita no modelo da coluna Trajano em Roma, o arc du Carrousel, assumindo a organização arquitetônica e a decoração plástica do local. Arco de Septímio Severo e Arco do Triunfo, mais alto que o Arco de Constantino, mas com apenas um arco.
Se você quer fazer uma verdadeira peregrinação imperial a Paris, vamos partir da rue de Rivoli e de lá você vai descobrir conosco em um tour super agradável um pouco mais da história desse grande imperador e também tudo que ele construiu ao longo do seu império.
Quer fazer um tour pelas principais construções e monumentos criados pelo imperador Napoleão Bonaparte?
Vamos, eu te levo!