Paris é fantástica, conhecida mundialmente pelos seus monumentos, museus e, acima de tudo, pela sua gastronomia. A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e de grande prestígio no mundo, representada por seus queijos, vinhos, carnes e doces.  São tantos restaurantes espalhados pela cidade, desde um simples bistrô até um local mais chique. Mas, como saber o melhor local para ir? Missão difícil, mas para ajudar, que tal dar uma olhadinha no famoso Guia Michelin?

Para quem não conhece, o Guia Michelin – famoso por sua capa vermelha, foi criado em 1900 pelos irmãos André e Edouard Michelin (donos da fábrica de pneus famosa pelo seu boneco branco ‘gordinho’) para catalogar os melhores hotéis e restaurantes da França. Para vender mais pneus para carros, os industriais pensaram em estimular às pessoas a viajar mais com os seus veículos, e consequentemente, gastar mais pneus. Ideia fantástica que consolidou o Guia como a bíblia da gastronomia.

Qualidade dos ingredientes, domínio do sabor e das técnicas culinárias, personalidade do chef na cozinha, custo/benefício e consistência entre as visitas, são alguns dos critérios adotadas no Guia para dar a sua avaliação. Aí é que entra o detalhe especial. Cada restaurante avaliado ganha de uma a três estrelas. Uma estrela significa: “Cozinha requintada. Vale conhecer”, duas estrelas: “Cozinha excelente. Vale o desvio!” e três estrelas: “Cozinha excepcional. Vale a viagem!”.

A edição de 2019 já está disponível e pode ser consultada no site da Michelin (clique aqui). Lá estão presentes os 114 restaurantes estrelados em toda a cidade. Você pode refinar a busca pela classificação (uma, duas ou três estrelas), por faixa de preço, estilo da cozinha (tradicional, moderna, europeu e etc) ou até mesmo por ambiente desejado (terraço, romântico, jardim, parque ou histórico, por exemplo).

Este ano pela primeira vez temos a presença de um restaurante estrelado comandado por um brasileiro. Trata-se do Oka, do chef Raphael Rego. O carioca de 34 anos mora há dez anos em Paris e o seu restaurante é especializado na culinária francesa e brasileira, com ingredientes da Amazônia. A cozinha usa cerca de 80 ingredientes importados do Brasil. O Oka recebeu uma estrela no prestigiado Guia.

Vou trazer para vocês os principais restaurantes estrelados na cidade Luz e que eu recomendo uma visita. Para começar, os melhores, aqueles classificados com três estrelas no Guia. Confiram!

L’Ambroisie – Localizado em plena Place des Vosges e especializado na culinária genuinamente francesa, se destaca pela sua beleza e pelo seu serviço impecável. O menu degustação é sempre muito bom. Se preferir à la carte, experimente o fois gras de canard rôti (fois gras assado) e o carré d’agneau de lait (carré de cordeiro de leite). Não esqueça de aproveitar as sobremesas e o carrinho de queijos.

L’Arpège – O lugar é pequeno, com poucas mesas, mas bastante aconchegante. O chef Alain Passard passa a noite ali, normalmente, cumprimentando todos os clientes. A comida é simplesmente divina, desde as entradas às sobremesas. Destaque para o citron caviar, ou limão caviar. Essa fruta de origem australiana parece uma vagem grossa com textura de limão, e dentro, ao invés daquela polpa do limão comum, pérolas que realmente parecem caviar guardam o líquido preciso cítrico.

Guy Savoy – Fica próximo ao Arco do Triunfo e o seu estilo é bem diferente do L’Ambrosie. Ele é decorado com obras de arte contemporâneas, como, por exemplo, a cabeça de um Buddha formada por palitos de fósforo. A proposta mais interessante por aqui é o menu degustação, que permite a descoberta dos pratos mais saborosos da casa, em porções menores. A gastronomia molecular aqui é muito sutil e não chega a alterar a estrutura física das comidas.

Epicure au Bristol – Sinônimo de elegância, fica no chiquérrimo Hotel Le Bristol, em plena Faubourg Saint-Honoré. O traje é social, e os homens só entram no salão de blazer ou paletó. O amplo salão do restaurante traz muitas obras de arte e tapeçaria em sua decoração. Destaque para os garçons, que trabalham de forma cronometrada, tirando as tampas dos pratos exatamente no mesmo instante.

Entre os duas ou uma estrela, inúmeras opções também, afinal, se está no Guia, já é certeza que irá oferecer uma experiência gastronômica diferenciada. Nessas categorias, recomendo os seguintes restaurantes:

Taillevent – Fica próximo à Champs-Élysées, e serve um belo menu degustação. A especialidade da casa é a torta folheada de pombo, estranha para quem nunca comeu o pássaro, mas é deliciosa. A carta de vinhos é maravilhosa e o ambiente é bem acolhedor.  Levou duas estrelas no Guia.

Le Relais Louis XIII – Outra opção para conhecer mais da tradicional culinária francesa. O restaurante fica no antigo convento de Grand Augustins, local onde Luis XIII foi proclamado rei da França. O menu carrega os sabores da história que o cerca e está sob os cuidados do chef Manuel Martinez. Classificado com uma estrela.

Antoine – Liderado pelo jovem chef Thibault Sombardier, oferece uma versão mais contemporânea da culinária francesa. Com um modelo de cozinha aberta, aqui você pode acompanhar os pedidos sendo preparados. Além disso, a excelente localização permite que saboreie os pratos enquanto aprecia a bela vista da Torre Eiffel. Outro a receber uma estrela como nota.

Restaurant Le Maurice – O menu do Le Maurice entrega elegância e a experiência do chef Alain Ducasse no cuidado com os ingredientes. Aqui cada sabor é respeitado em sua essência. O cardápio é oferecido em opções de 3 ou 5 pratos. Uma ótima oportunidade para conhecer um bom restaurante duas estrelas do Guia.

Le Violon D’ingres – Especializado na culinária do sudoeste da França (Biarritz, Toulouse, Albi), com um toque de modernidade sob o comando do chef Christian Constant. O menu degustação custa a partir de 49€. Uma estrela no Guia.

Saint James – O chef Jean Luc Rocha segue as tradicionais técnicas francesas aliadas a elementos inovadores e equilibrados nos pratos para o almoço e o jantar. Excelente opção para um brunch no domingo.

Quer conhecer o melhor da culinária francesa? Vamos, eu te levo! A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça Paris e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.