Foto: McMillinMedia

Louis XV foi rei da França por 59 anos, de fevereiro de 1715 até sua morte em maio de 1774.

Embora Louis no início tenha sido amado, ganhando o apelido “Louis le Bien-Aimé ” (Louis, o Amado), mais tarde o rei ganhou o desprezo de seus súditos por várias razões.

Sua personalidade e ações políticas tornaram-se prejudiciais, além de ser fortemente influenciado o rei auxiliou nos gastos excessivos da corte, exacerbando o país.

O rei deixou ao seu neto Louis XVI um reino que foi enfraquecido e dividido, terreno fértil para as sementes da Revolução.

Devido à suas ações que decidiriam o futuro da França e do mundo, separei um pouco da história desse rei francês. Vamos lá!

 

 

Foto: Wikimedia

Início de sua vida

 

O príncipe Louis (futuro Louis XV) nasceu em 15 de fevereiro de 1710 no Palácio de Versalhes.

 

Filho do duque de Borgonha e de Marie Adélaïde de Savoy, Louis XV é bisneto do famoso Louis XIV, o Rei Sol.

 

O pequeno príncipe, nasceu na quarta posição na ordem de sucessão dinástica, desse modo, Louis não estava destinado a reinar.

 

Mas, uma série de tragédias familiares mudou a direção da vida do príncipe, e aos 5 anos de idade, teve que ascender ao trono, após a morte de seu bisavô, pois seus pais e seus dois irmãos mais velho também haviam morrido.

 

Até atingir a maioridade, quem ficou na regência foi Philippe de Orléans mais conhecido como o duque de Orleans, que governava de seu Palais Royal.

 

O duque forneceu ao jovem Louis XV uma educação política pragmática e desde os dez anos de idade, ele participou de reuniões de gabinete.

 

Em 1722 o governo e a Corte foram transferidos de volta para Versalhes, que havia sido temporariamente abandonada como sede do poder após a morte de Louis XIV.

 

Em 25 de outubro de 1722, Louis XV foi coroado em Reims e em fevereiro de 1723 foi declarado maior aos 13 anos. Nesse mesmo ano, morre o duque de Orléans, sendo escolhido Luís Henrique, duque de Bourbon para chefiar o governo.